Gazeta Esportiva.com
·12. Februar 2026
Santos reencontra Odair e Mendoza em jogo contra o Athletico-PR

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12. Februar 2026

Nesta quinta-feira, o Santos enfrenta o Athletico-PR pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marcará o reencontro do Peixe com duas figuras bem conhecidas da torcida: Odair Hellmann e Stiven Mendoza.
A dupla, que passou pelo Alvinegro Praiano recentemente, vive bom momento no Furacão. Odair, contratado em maio de 2025, superou um início turbulento e conseguiu se consolidar no cargo, sendo o responsável por conduzir o clube de volta à Série A.
Ao todo, Odair coleciona 33 partidas no banco de reservas do Athletico, com 17 vitórias, seis empates e 10 derrotas. Na atual temporada, são nove jogos, com seis êxitos, uma igualdade e dois reveses.
Mendoza chegou no Furacão logo após o treinador, em julho do ano passado. Desde então, entrou em campo 17 vezes, sendo 22 como titular. Neste período, anotou três gols e cinco assistências.
O atacante, inclusive, se destacou nos últimos dois embates pelo time paranaense, com uma bola na rede, na vitória de 1 a 0 sobre o Internacional, e um passe para tento, no triunfo de 5 a 0 sobre o Foz do Iguaçu.
Já no Santos, nenhum dos dois deixou saudades. Ambos chegaram no começo de 2023.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Indicado pelo então coordenador de futebol do clube, Paulo Roberto Falcão, Odair assumiu o Santos entre o fim de 2022 e o início do ano seguinte. O treinador participou ativamente do planejamento para a temporada de 2023, mas logo veio a sofrer seu primeiro fracasso sob comando da equipe: a queda precoce na primeira fase do Campeonato Paulista.

Foto: Raul Baretta/Santos FC
A diretoria do Peixe bancou o comandante e entregou a ele a oportunidade de dar a voltar por cima a partir de uma intertemporada, que durou cerca de um mês. O time até chegou a apresentar certa evolução na sequência, mas logo voltou a oscilar.
Odair Hellmann comandou o Santos por um total de 34 jogos, com 11 triunfos, 12 empates e 11 derrotas – 44,1% de aproveitamento. No fim do ano, o clube acabou sendo rebaixado para a Série B do Brasileirão.
Mendoza foi considerado por muitos torcedores um dos grandes vilões do rebaixamento do Santos. No dia em que a queda foi confirmada, inclusive, o atacante teve seu carro incendiado nas proximidades da Vila Belmiro.

Foto: Rodrigo Matuck/Gazeta Esportiva
Contratado em 2023, Mendoza começou como titular, mas perdeu espaço na reta final da temporada. Ao todo, disputou 45 jogos pelo clube, marcando 10 gols e distribuindo três assistências.
Live









































