Gazeta Esportiva.com
·28. November 2025
São Paulo: Casares encara falas de Luiz Gustavo “com normalidade” e explica rumos para o futebol em 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·28. November 2025

Presidente do São Paulo, Julio Casares se pronunciou sobre a polêmica entrevista pós-jogo do volante Luiz Gustavo e minimizou o desabafo do atleta. O mandatário viu as declarações do atleta com normalidade, sobretudo diante do contexto adverso enfrentado pelo Tricolor na partida.
Após a derrota por 6 a 0 para o Fluminense, o experiente Luiz Gustavo, com passagens por Bayern de Munique e Seleção Brasileira, fez um desabafo e indiretamente, adotou um tom crítico em relação à gestão do clube nos últimos anos.
“Eu vejo com normalidade a frustração do Luiz Gustavo, que é a nossa também. É um grande profissional e mensagem que mais tocou que ele não apontou A, B ou C, é uma questão coletiva. Nessa questão de erros coletivos, estão a comissão, a diretoria, os jogadores e o presidente. Agora é olhar para frente e esperar que tudo que acontece…. nós temos uma reflexão a fazer, é importante”, avaliou Casares.
O presidente do São Paulo também revelou que Rui Costa, atual executivo de futebol do clube, teve uma conversa interna com Luiz Gustavo para entender a frustração do jogador. O mandatário ainda mencionou a onda de lesões do clube, que tem mais de dez jogadores entregues ao departamento médico.
“Quando ele fala que nada acontece por acaso, você vê 15 lesionados e muita dificuldade. Entendo que essa falta de condição competitiva, entre outros fatores, também se deu por excesso de lesões. Não é normal. Quando ele teve a condição no pulmão, o São Paulo ficou do lado dele a todo instante. Todos nós olhamos isso com naturalidade, confiamos nos profissionais. Essa reflexão que ele fez envolve vários setores. São erros coletivos, envolvendo presidente, diretoria, comissão técnica e atletas. Tendo essa constatação, é olhar para frente”, declarou.
Mais cedo nesta quarta-feira, o São Paulo anunciou as saídas do diretor de futebol, Carlos Belmonte, e dos diretores Nelson Marques Ferreira e Fernando Bracalle Ambrogi. Casares explicou que as mudanças planejadas para o fim do Brasileirão precisaram ser antecipadas após a goleada.
“Estou aqui hoje muito triste, momento desastroso no jogo de ontem. As mudanças foram necessárias. Estávamos prevendo mudanças após o final do Brasileirão e tivemos que antecipar o processo. A vinda do CEO Márcio Carlomagno, chefe de todos, ele está aqui exatamente para apoiar processos de profissionalização. Hoje o futebol terá o comando do Rui Costa e do Muricy e ele irá apoiar. Ele está aqui para apoiar e acelerar o planejamento para 2026”, explicou o presidente tricolor.
Casares também adiantou como ficará o comando do departamento de futebol do São Paulo para a próxima temporada. Rui Costa seguirá como executivo, enquanto Muricy Ramalho será o coordenador. Enquanto isso, Márcio Carlomagno, superintendente geral, passará a atuar como uma espécie de CEO. O presidente garantiu que nenhum conselheiro assumirá cargos na área.
“Não teremos nenhum conselheiro. O futebol será tocado por profissionais, Rui Costa como executivo e Muricy como coordenador. Esse é o quadro para 2026. O Márcio Carlomagno assume a posição de um CEO. Em qualquer empresa, o CEO é o chefe de todos. Quando ele é chamado para estar no estádio, na base, no marketing. Agora, vai priorizar onde é o core principal do São Paulo, a razão da paixão e do nosso amor”, finalizou Casares.

(Foto: Thais Bueno/Gazeta Press)









































