DOMINIODEBOLA
·22. Oktober 2025
“Se o Benfica continuar a perder 15 milhões por ano, está falido em quatro anos”

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·22. Oktober 2025
O alerta vem de José Theotónio, CEO do grupo Pestana e candidato a vice-presidente financeiro na lista de João Noronha Lopes às eleições do Benfica, marcadas para sexta-feira. Em entrevista ao ECO, o gestor traçou um retrato preocupante da situação económica do clube e defendeu uma mudança urgente na gestão financeira.
“O Benfica tem vindo a perder, em média, 15 milhões de euros por ano em receitas operacionais. Ao perder esse valor, o passivo vai aumentando, porque é a única forma de o financiar. Mesmo em 2024/25, só o encaixe da venda de João Neves permitiu apresentar resultados positivos. Se o Benfica continuar a perder 15 milhões por ano, em quatro anos estará falido”, avisou Theotónio.
O candidato destacou que a prioridade da nova direção, caso vença, será realizar uma auditoria financeira completa e restaurar a sustentabilidade económica do clube:
“É preciso conhecer exatamente a situação atual para planear. Queremos atingir 35 milhões de euros de resultado operacional, e começar já. O sucesso desportivo é fundamental, mas sem bases financeiras sólidas não há futuro.”
José Theotónio comentou ainda os recentes movimentos financeiros de FC Porto e Sporting, lembrando que o Benfica deve evitar depender de operações de emergência:
“Espero que o Benfica nunca tenha de fazer operações como as dos rivais. O Porto tem capitais próprios negativos, o Sporting só agora passou a positivos. Se equilibrarmos as contas, poderemos reduzir o passivo e negociar financiamentos com condições bem mais vantajosas.”
Com as eleições à porta, a questão financeira promete ser um dos temas centrais da disputa entre Rui Costa e João Noronha Lopes pela presidência das águias.