Zerozero
·1. Februar 2026
Sem capitão, leão chega a bom porto

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1. Februar 2026

«Oh captain, my captain», um excerto de um poema icónico que resume bem a importância de um líder. Morten Hjulmand, capitão do Sporting, foi baixa de última hora na partida frente ao Nacional, devido a motivos pessoais.
Numa tarde bastante chuvosa, o barco leonino estava sem o seu capitão, mas os marujos de Rui Borges conseguiram chegar a bom porto. O Sporting bateu o Nacional, na 20.ª jornada da I Liga, naquele que foi o último embate dos lisboetas na prova antes do jogo frente ao líder, o FC Porto.
Depois de um apuramento histórico para os oitavos de final da Champions League, chegou a altura de regressar à terra e redirecionar as atenções para o principal escalão do futebol português. Contar com um dos comandantes do conjunto e com um dos jogadores mais experientes do plantel seria sempre positivo para a turma de Alvalade. O facto de terem chegado a bom porto (à vitória) não significa que o barco não tenha tremido.
Nos primeiros minutos, existiu algum nervosismo no conjunto da casa, sendo que Rui Silva quase ofereceu o ouro ao bandido, depois de ter escorregado nos primeiros suspiros da partida. Mais tarde, Geny cortou uma bola no limite, após ter sido o próprio moçambicano a gerar a oportunidade para os madeirenses.
Após os primeiros momentos turbulentos, o Sporting começou a encontrar-se na partida e a praticar um futebol mais rendilhado, enquanto os insulares jogavam na segunda bola, sem nunca deixar de criar ocasiões perigosas. Luís Guilherme, reforço de inverno do conjunto da casa, acabou por ser o elemento mais ativo no ataque e começou a mostrar-se aos adeptos leoninos, naquele que foi o seu segundo encontro no reduto do campeão nacional.
Apesar das insistências do brasileiro, a maior ocasião de golo surgiu através de uma tentativa de Luis Suárez. O colombiano, com praticamente apenas o guardião adversário pela frente, enviou o esférico à figura. Tudo empatado ao intervalo.
O reatar do encontro trouxe um maior equilíbrio nos primeiros momentos, sendo que, eventualmente, os leões voltaram a assumir as rédeas do jogo. Isso não quis dizer que o tento estivesse por perto, uma vez que as boas iniciativas acabavam em finalizações negligentes.
Rui Borges não ia gostando do que via e optou por colocar sangue novo: Trincão e o estreante Souleymane Faye entraram para os lugares de Luís Guilherme e João Simões. Por sua vez, Pedro Gonçalves começou a assumir terrenos mais centrais, formando parelha com Morita.
Depois da estabilização dos atletas recém-entrados e de um susto que acabou defendido por Rui Silva, cortesia de José Gomes, o Sporting chegou ao golo. Trincão rematou no meio da área, mas o tiro foi defendido, sendo que o número 8 do conjunto da casa, na recarga, desviou a bola do alcance de Kaique.
A festa dos adeptos leoninos não durou muito, já que Alan Nuñez aproveitou o ressalto de um remate de Gabriel Veron para restabelecer a igualdade. Para os minutos finais, o Nacional montou uma teia defensiva que parecia capaz de amparar todos os golpes.
Luis Suárez ainda chegou a introduzir o esférico na baliza, perto dos 90 minutos; porém, após revisão do VAR, o juiz da partida concluiu que o avançado estava em posição irregular - por oito centímetros. Quando já tudo apontava para o empate, o colombiano disse «presente» e, aos 90+6’, com um toque fenomenal, deu os três pontos ao Sporting. Mais um grande momento do ponta de lança nos descontos.
Com este resultado, o Sporting continua na segunda posição, colocando pressão no FC Porto - o Clássico no Dragão que se avizinha parece ganhar cada vez mais importância. Já o Nacional encontra-se no 11.º lugar.
Luis Suárez (Sporting): voltou a ser decisivo ao cair do pano! Sempre intenso e forte a segurar a bola, foi um dos pontos chave para este triunfo.
Luís Guilherme (Sporting): boa primeira parte do extremo brasileiro. Forte nas arrancadas e criou algum perigo.
Alisson Santos (Sporting): mesmo com os rumores de que pode estar de saída para Itália, o brasileiro entrou focado e assistiu para o golo da vitória.
Alan Nuñez (Nacional): bom jogo do lateral direito, que apontou o primeiro golo na carreira. Enfrentou Luís Guilherme, Faye e Alisson, conseguindo mostrar alguma consistência defensiva.
Jesús Ramírez (Nacional): uma dor de cabeça para os centrais do Sporting. Não marcou, mas trabalhou muito pela equipa.
Partida sólida de Ricardo Baixinho. Teve um critério relativamente largo e acertou na maioria das decisões, principalmente nos dois casos nas áreas.

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, João Simões, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Luís Guilherme, Luis Suárez

Onze do Nacional:
Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Joel Silva, Igor Liziero, Gabriel Veron, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia

Hjulmand é baixa de última hora por motivos pessoais
1':

Começou a partida
12':

Nacional: a defesa conseguiu cortar e os madeirenses partiram em contra-ataque. Gabriel Veron
foi servido no centro da área, depois de um três para um, mas o seu remate foi bloqueado por Geny
23':

Sporting está um pouco nervoso na partida, sendo que podia já estar em desvantagem. O Nacional está a trabalhar bem e a jogar com a segunda bola. Tendo em conta o que se vai desenhando, qualquer equipa pode inaugurar o marcador
31':

VAR analisa:
possível penálti sobre Diomande
32':

VAR confirma:
bola ao solo. O VAR não considerou o contacto suficiente para assinalar falta
45 +1':

Sporting: Luis Suárez
foi servido no centro da área e, completamente sozinho, disparou para uma enorme intervenção de Kaique
45 +3':

Primeira parte dividida, com um ligeiro ascendente do Sporting. A primeira grande oportunidade até foi do Nacional e, após um período de alguma insegurança, os leões reagiram, passando a somar alguns remates perigosos
70':

Jogo muito amarrado até ao momento. O Sporting vai dominando a posse de bola, mas sem grandes consequências ofensivas
73':

GOLO Sporting! Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 10º golo na prova (15 jogos) Pedro Gonçalves marcou o seu 93º golo na equipa (220 jogos)
No contra-ataque, Francisco Trincão apareceu com espaço na direita da área e atirou rasteiro para uma enorme defesa de Kaique. Contudo, a bola sobrou para Pote no centro da área, que não se fez de rogado e disparou para o fundo das redes
76':

GOLO Nacional! Alan Nuñez marca
Alan Nuñez marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
Reação imediata. Depois de uma boa jogada coletiva, Veron rematou para uma defesa incompleta de Rui Silva. O guardião afastou a bola para uma zona onde apareceu Alan Nunez, que só teve de encostar para uma baliza deserta
88':

GOLO INVALIDADO Sporting:
Na sequência do livre, Trincão cruzou ao segundo poste e Luis Suárez esticou-se todo para desviar para o golo da reviravolta. Contudo, o colombiano desmarcou-se cedo demais
90':

VAR analisa:
possível fora-de-jogo de Luis Suárez no momento da desmarcação
90 +6':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 18º golo na prova (20 jogos) Luis Suárez marcou o seu 25º golo na equipa (33 jogos)
Quaresma recuperou a posse em zona alta e deixou para Alisson na esquerda, que acelerou e cruzou para o desvio de calcanhar do avançado colombiano
90 +9':

O árbitro apita para o final da partida
90 +9':

Tudo contado de Alvalade! O Sporting não esteve no seu melhor, mas voltou a demonstrar resiliência até ao fim. Ainda assim, nota positiva para os comandados de Tiago Margarido, que estavam bem preparados para este desafio
Melhor em campo:

Luis Suárez (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O avançado colombiana continua com a estrelinha no final dos jogos e voltou a marcar o golo decisivo








































