Sete seleções disputam vaga na Copa em dramática rodada final das Eliminatórias da Concacaf | OneFootball

Sete seleções disputam vaga na Copa em dramática rodada final das Eliminatórias da Concacaf | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·18. November 2025

Sete seleções disputam vaga na Copa em dramática rodada final das Eliminatórias da Concacaf

Artikelbild:Sete seleções disputam vaga na Copa em dramática rodada final das Eliminatórias da Concacaf

Sete seleções da Concacaf lutarão nesta terça-feira por três vagas diretas na Copa do Mundo de 2026, na última rodada de uma eliminatória que pode terminar em “tragédia” para a Costa Rica, a seleção centro-americana com mais participações em Mundiais. Suriname, Panamá, Jamaica, Curaçao, Honduras, Haiti e Costa Rica disputam o acesso direto ao maior evento do futebol. Duas ficarão pelo caminho nesta terça e se juntarão às já eliminadas Guatemala, El Salvador, Trinidad e Tobago, Bermudas e Nicarágua.

As Eliminatórias da Concacaf oferecem três vagas aos líderes de cada grupo e duas vagas adicionais, destinadas aos dois melhores segundos colocados, para a repescagem intercontinental. É o fim de um qualificatório que gerou esperança entre torcidas de seleções mais modestas, que viram na ausência de México, Estados Unidos e Canadá — já classificados por serem anfitriões — uma oportunidade histórica de ir ao Mundial.


OneFootball Videos


“Espero que o Panamá se classifique, é um sonho que todos nós panamenhos compartilhamos. Seria um grande avanço para o nosso futebol”, disse à AFP Adrián Cedeño, advogado panamenho de 33 anos.

Suriname busca seu primeiro Mundial

No Grupo A, Suriname e Panamá, empatados na liderança, disputam a vaga direta. Os caribenhos visitam a Guatemala, enquanto os panamenhos recebem o lanterna El Salvador. Suriname tem a vantagem de possuir 3 gols de saldo a mais que o Panamá, que precisa torcer por um tropeço dos rivais na Guatemala — já sem objetivos — ou golear El Salvador para reduzir a diferença.

Comandado pelo ex-goleiro Stanley Menzo, do Ajax, e contando com uma geração de jogadores formados nos Países Baixos, Suriname segue invicto nesta eliminatória. Classificar-se ao Mundial “é um presente para o país”, afirmou Menzo.

O Panamá, que sonha com sua segunda participação em Copa mesmo tendo uma liga semiprofissional, contará com o apoio de sua torcida, que teme que Suriname seja beneficiado por uma eventual falta de intensidade da Guatemala. Os jogadores “sabem a ilusão que carrega todo um país por se classificar”, disse o técnico panamenho Thomas Christiansen, que não “duvida” de que a Guatemala jogará com seriedade e não “se deixará vencer”.

Drama na Costa Rica

No Grupo C, Honduras, Haiti e Costa Rica sonham com a vaga. Hondurenhos e haitianos têm 8 pontos, enquanto os costa-riquenhos somam 6.

O drama acontece em San José, onde a Costa Rica recebe Honduras no clássico centro-americano. Os donos da casa precisam vencer, caso não queiram assistir ao Mundial pela TV, após seis participações — as três últimas consecutivas.

“O time trabalha, os rapazes têm uma grande vontade de fazer bem as coisas”, mas “é um momento duro, difícil, não esperávamos estar nessa situação”, reconheceu o técnico da Costa Rica, o mexicano Miguel Herrera.

A torcida ainda guarda viva a memória da surpreendente campanha na Copa de 2014, quando a Costa Rica eliminou Inglaterra, Itália e Grécia, avançando até as quartas de final.

Com uma vitória — a menos que Haiti vença a Nicarágua como mandante — Honduras chegaria ao seu quarto Mundial. Mesmo assim, o técnico colombiano Reinaldo Rueda denunciou insultos e “ofensas” de torcedores hondurenhos insatisfeitos.

“É o jogo das nossas vidas”, afirmou o meia hondurenho Devron García.

Jamaica ou Curaçao

No Grupo B, Curaçao se classificará pela primeira vez a um Mundial caso vença a Jamaica, que precisa triunfar para voltar à Copa quase três décadas depois — desde França 1998.

Curaçao tem 11 pontos, Jamaica 10. Os Reggae Boyz, que perderam a liderança na rodada anterior, jogam em casa, em Kingston. No entanto, Curaçao chega invicta e já derrotou os jamaicanos nesta mesma eliminatória.

Impressum des Publishers ansehen