Zerozero
·30. Oktober 2025
Sub-16 | Portugal entra a vencer em torneio na estreia de Ronaldo Jr. pelo escalão

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30. Oktober 2025

A seleção nacional Sub-16 entrou a vencer na Taça das Federações ao derrotar a Turquia por 2-0. Com este resultado, os lusos somam três pontos e juntam-se à Inglaterra no primeiro lugar do torneio.
Os comandados de Filipe Ramos entraram melhor na partida e podiam ter aberto o marcador antes dos dez minutos: Martim Gomes recebeu perto da grande área e atirou forte de pé esquerdo, no entanto, a bola bateu com estrondo na trave da baliza turca.
Portugal acabaria mesmo por passar para a frente perto do quarto de hora de jogo. Diego Farinha efetuou um cruzamento teleguiado, após um canto batido de forma curta, e Samuel Tavares apareceu na pequena área para fazer o primeiro da Equipa das Quinas.
Depois do golo, porém, a Turquia equilibrou a partida e foi quem criou mais oportunidades. Metehan Eksiner roubou a bola a Tomás Pedrosa em zona proibida, mas, no frente a frente com o guardião Tiago Amorim, atirou ao lado.
Os turcos ainda beneficiaram de um livre em zona perigosa, contudo, o remate de Kabaktas saiu fraco e à figura do guarda-redes português. Portugal ia para o intervalo a vencer por um golo apesar de ter produzido muito pouco ofensivamente.
Na segunda parte, o paradigma manteve-se. Os lusos dominavam a bola com uma posse criteriosa e o turcos tentavam explorar a profundidade com a velocidade principalmente de Esad Deniz. Contudo, tirando uma oportunidade clamorosa de Martim Gomes logo ao minuto 50, a etapa complementar jogou-se sem balizas.
Em cima dos noventa, um contra-ataque realizado de forma imperial deu o golo da tranquilidade. José Garrafa aproveitou o espaço nas costas dos turcos, após um grande passe longo de Kauã Miranda e serviu de bandeja Rafael Cabral, que só teve de encostar e fixar o resultado final.
Nota ainda para Cristiano Ronaldo Jr., que ainda foi a tempo de se estrear pelos Sub-16, ao ser colocado em campo no tempo de compensação.
No próximo sábado, Portugal vai ter pela frente o País de Gales, que foi goleado por 5-1 pela Inglaterra esta quinta-feira.

Onze do Portugal:
Tiago Amorim, Samuel Tavares, Victor Bastianele, Tomás Pedrosa, Leonardo Damião, Tiago Freitas, Gonçalo Fontes, Diego Farinha, Guilherme Castro, José Garrafa, Martim Gomes

Onze do Turquia:
Yigit Baynazoglu, Yi?it Kabakta?, Haktan Yilmaz, Ercan Tuncel, Ridvan Harman, Salih Yusa Canim, Emirhan Karabulut, Metehan Eksiner, Eyup Cetinkaya, Burak Gorgin, Esad Deniz
1':

Começou a partida
7':

Martim Gomes (Portugal) remata à barra!!!
O avançado do Benfica recebe a bola à entrada da área e remata forte de pé esquerdo à trave. Grande oportunidade para Portugal.
13':

GOLO Portugal! Samuel Tavares marca
Diego Farinha envia um cruzamento teleguiado, após um canto batido de forma curta e Samuel Tavares aparece na pequena área para fazer o primeiro dos lusos.
16':

Turquia: Metehan Eksiner
aparece na cara do guardião Tiago Amorim após perda de bola de Pedrosa em zona proibida, no entanto, atira ao lado.
18':

Portugal melhor na partida e a controlar a posse de bola, contudo, os turcos já assustaram por uma ocasião.
26':

A equipa da casa equilibrou a partida. O avançado Esad Deniz vai aproveitando a sua velocidade para explorar o espaço vazio nas costas dos centrais portugueses.
36':

Apesar de dominar a posse de bola, Portugal não está a colher frutos a nível ofensivo e é a Turquia quem tem criado mais perigo.
Intervalo:

Apesar da entrada forte de Portugal, o conjunto da casa equilibrou a partida após o quarto de hora de jogo e já teve chances para poder empatar. A equipa lusa vai apostando numa posse de bola criteriosa enquanto os turcos usam a velocidade dos seus atacantes para explorar a profundidade. Os anfiteriões podem ir para o intervalo um pouco desiludidos por ainda estarem em desvantagem.
49':

Portugal: Martim Gomes
antecipa-se à defesa turca e aparece frente a frente com o guarda redes da casa. No entanto, rematou à figura de Yigit Baynazoglu.
61':

O jogo mantém o paradigma da primeira parte. Portugal a controlar a bola e a Turquia a tentar sair em ataque rápido. Apenas uma chance de perigo, até ao momento, para o lado luso.
72':

Jogo amarrado, sem grandes oportunidades de parte a parte.
90':

GOLO Portugal! Rafael Cabral marca
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

José Garrafa (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.
Fim de Jogo:

Apesar de uma primeira parte a Turquia ter assustado, o segundo tempo foi completamente dominado por Portugal. Os lusos não permitiram nenhum remate enquadrado à equipa da casa e o resultado acaba por ser ajustado.









































