Zerozero
·2. Dezember 2025
Surpresa à vista em França? Lens desafia lógica com campeão do mundo em destaque

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2. Dezember 2025

A Ligue 1 tem um novo líder. Com a vitória no fim-de-semana sobre o Angers, por 2-1, dois golos do campeão do mundo Florian Thauvin, o Lens assumiu a liderança isolada do Campeonato Francês. Desafiando a lógica, Les Sang et Or superam o aclamado PSG e regressam ao topo da liga após mais de duas décadas.
Sem alcançar cume da tabela desde 2004, o Lens viveu uma verdadeira reestruturação para a nova temporada. Benjamin Parrot e Jean-Louis Leca assumiram o comando do futebol, substituindo Perre Dreossi e Diego Lopez. Pierre Sage foi nomeado como novo técnico, por troca com Will Still, que se transferiu para o Southampton.
A política de austeridade no mercado de transferências também se manteve. Se na temporada passada o clube já tinha realizado cerca de 100 milhões de euros em vendas, negociando jogadores importantes como Wahi, Khusanov e Samba, nesta janela os valores foram semelhantes. O Lens vendeu Danso ao Tottenham e também deixou sair nomes como Andy Diouf (Internazionale) e Neil El Aynaoui (Roma).
Com autonomia para implementar o seu modelo de jogo, como fez questão de salientar quando chegou ao clube, Sage procurou soluções económicas no mercado, mas com características favoráveis ao seu estilo.
O novo treinador implementou um modelo de jogo que favorece o pressing agressivo, com uma saída muito vertical e transições de grande velocidade. O sistema tático, geralmente, é o 3-4-3.
Para ter essa dinâmica de transições rápidas num campeonato físico como a Ligue 1, o Lens procurou no mercado o médio Mamadou Sangaré, um box to box que chegou do Rapid Wien por oito milhões de euros. Pelo mesmo valor, Samson Baidoo, também vindo da Áustria, é poderoso atleticamente e apresenta grande capacidade de explosão.
A experiência também ajuda a equilibrar o plantel. O avançado Odsonne Édouard, que durante muito tempo jogou no Crystal Palace, lidera o ataque e já conta com cinco golos e duas assistências na temporada.
Florian Thauvin, até ao momento, é cara da equipa. É um atleta campeão do mundo com a França em 2018. De regresso ao futebol francês após passagens por Tigres e Udinese, Thauvin conta com quatro golos e duas assistências. Entretanto, a viver um bom momento, voltou a ser convocado para a seleção gaulesa.
Melhor defesa do campeonato, com dez vitórias em 14 partidas, o Lens soma 31 pontos, um a mais que o segundo classificado, PSG. Na próxima jornada, visita o Nantes para manter a liderança e continuar a desafiar a lógica na Ligue 1.









































