Chelsea Fans Brasil
·15. Juli 2025
Tática para a vitória, conquista da Copa do Mundo e trabalho duro da equipe: Todas as palavras de Enzo Maresca após a conquista da Copa do Mundo de Clubes contra o PSG

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·15. Juli 2025
Uma atuação categórica deu o título de campeão mundial para o Chelsea neste domingo (13/07), após vencer o Paris Saint-Germain, tido como favorito, pelo placar de 3-0.
Cole Palmer abriu o placar e ampliou com dois belos gols em finalizações rasteiras, ainda servindo João Pedro para fechar o 3-0 ainda no primeiro tempo.
Após a conquista do título, Enzo Maresca conversou com a imprensa sobre a conquista do título, revelando a sensação de se tornar campeão do mundo com os Blues.
“Como você disse, ser campeão do Mundial de Clubes é algo de que estamos muito orgulhosos. Estamos muito felizes, especialmente contra o PSG, que, como disse há dois dias na coletiva de imprensa, os considero os melhores do mundo, com um dos melhores treinadores do mundo, jogadores fantásticos. Hoje foi uma conquista top, top.”
O Chelsea levou a melhor taticamente contra o PSG, com a equipe francesa não conseguindo fazer seu jogo.
Enzo Maresca comentou como levou a melhor contra a equipe de Luis Enrique.
“Sim, como você disse, há três meio-campistas, dois deles estavam no comando de Reece [James] e Moi [Caicedo] neste momento, e Vitinha estava no comando de Enzo [Fernandez]. Analisando-os, vimos que era uma boa oportunidade para explorar esse espaço e marcamos um gol desse lado.” “Foi apenas um plano de jogo, como dissemos muitas vezes, tentamos usar planos de jogo diferentes e tentamos ajudar os jogadores a estarem em uma posição em que possam dar tudo. Hoje, funcionou muito bem. Mas, no geral, acho que, como acabei de dizer, foi o esforço de toda a equipe, de todos os jogadores, e estou muito feliz, especialmente por eles, porque eles merecem esse momento.”
EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY – JULY 13: Cole Palmer #10 of Chelsea FC scores his team’s first goal during the FIFA Club World Cup 2025 Final match between Chelsea FC and Paris Saint-Germain at MetLife Stadium on July 13, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Photo by David Ramos/Getty Images)
“Eu disse que adoro xadrez, mas não sou jogador de xadrez. Eu adoraria saber jogar o jogo muito bem, mas não sei jogar muito bem. Mas eu gosto de xadrez em geral. Repito, analisando, vimos que havia muito espaço no lado esquerdo, e foi aí que tentamos vencer o jogo.” “Correu bem, mas acho que vencemos o jogo nos primeiros 10 minutos, quando a equipe saiu para demonstrar que estávamos aqui para tentar vencer, respeitando o rival, considerando o rival o melhor time do mundo neste momento. Mas acho que no final, você pode dar um plano aos jogadores, mas no final são eles que têm que executá-lo, e eles fizeram isso muito bem.”
Enzo Maresca comandou o Chelsea em duas conquistas nesta temporada, com a equipe vencendo a UEFA Europa Conference League e a Copa do Mundo de Clubes.
O treinador falou sobre seu empenho na busca pela evolução da equipe durante a temporada e da Copa do Mundo de Clubes.
“Eu trabalho todos os dias apenas para provar a mim mesmo. Tento sempre aprender, tento fazer cada sessão, cada jogo, o que podemos fazer melhor, o que podemos aprender. Foi uma temporada fantástica, como você disse, mas estou especialmente feliz pelos jogadores, porque há apenas um ano, quando entrei no clube, disse desde a primeira coletiva de imprensa que estava apaixonado pelo elenco, e é verdade.” “Mas dissemos muitas vezes que o talento não é suficiente. Precisamos de sacrifício, precisamos de união, precisamos de um plano de jogo em que todos os jogadores pensem da mesma maneira. E é só por causa deles.”
A vitória do Chelsea contra o PSG foi categórica, com os Blues dominando grande parte da partida e sendo implacáveis durante os 90 minutos.
Enzo Maresca foi perguntado se esperava vencer o PSG desta maneira, e continuou.
“Quero dizer novamente que tenho muito respeito pelo Paris Saint-Germain, respeito o treinador deles, mas planejei o jogo para vencê-lo. Agora, se for o Paris Saint-Germain ou outro time, o que tentamos fazer é ajudar os jogadores para que possamos vencer o jogo. Se você me disser, 3-0 no primeiro tempo, eu lhe digo, eu não esperava 3-0. Mas eu esperava um jogo em que o time lutasse, e estamos aqui para isso. E acho que a equipe que temos pode competir contra a equipe deste mundo.”
O Chelsea entrou muito motivado para a final, com a equipe mostrando sua garra nos primeiros 10 minutos e incomodando os franceses.
Enzo Maresca falou sobre sua mensagem aos jogadores antes do apito inicial da partida no MetLife Stadium.
“A mensagem era bastante clara. Acho que vencemos o jogo nos primeiros 10 minutos, e a mensagem antes do jogo era deixá-los entender que estamos aqui para vencer o jogo. Acho que nos primeiros 10 minutos, a equipe estava lá para mostrar que estávamos lá para vencer o jogo. Isso deu o tom do jogo e, novamente, a qualidade dos jogadores, o plano de jogo, a experiência, tudo tem que ser bom.”
A disputa da Copa do Mundo de Clubes não foi fácil para as equipes europeias, com clima e demais fatores como a longe temporada sendo fatores que influenciaram dentro de campo.
Após muitas críticas, Enzo Maresca revelou que superar as adversidades tornou a conquista ainda mais especial.
“Estamos muito felizes. Estamos muito felizes desde que chegamos aqui, mas, ao mesmo tempo, algumas coisas aconteceram em algum momento. Mas eu sempre disse que estávamos orgulhosos de estar aqui e orgulhosos de jogar esta competição. O primeiro objetivo para nós era passar para a fase de grupos. Depois disso, foi o Benfica, e aí, ok, Benfica agora, se vencermos o Benfica, podemos ir para o próximo. Palmeiras, se vencermos o Palmeiras, podemos ir para o Fluminense. Você sabe, tem sido lento, lento, lento, lento. No final, desembarcamos aqui no dia 13 de junho. Hoje é dia 13 de julho. Passamos um mês aqui. No final, acho que valeu a pena.”
Enzo Maresca foi questionado se a conquista da Copa do Mundo de Clubes seria mais importante que conquistar a Premier League ou UEFA Champions League.
“Considero esta competição, a verdade é que um dia disse aos rapazes que tenho a sensação de que esta competição vai ser tão importante, se não mais importante, do que a Liga dos Campeões. Tive a sorte de fazer parte da comissão técnica há três anos quando vencemos a Liga dos Campeões [no Man City]. Vivi todos estes momentos, mas a verdade é que esta competição é uma das melhores do mundo.” “Valorizamos como Liga dos Campeões, se não mais, porque foi realmente um grande triunfo para nós e permitir que os torcedores do Chelsea tenham a chance nos próximos quatro anos com este emblema, a verdade é que para nós é uma honra.”
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos esteve presente na conquista do Chelsea e Enzo Maresca revelou as breves palavras trocadas após o apito final.
“Acabamos de trocar parabéns. Ele disse parabéns. E então ele estava lá conosco para as comemorações.”
Marc Cucurella é uma das figuras mais animadas do elenco do Chelsea. Enzo Maresca falou sobre como o jogador deve estar animado durante as comemorações.
“Ele será a alma da festa esta noite. Ele é um jogador inteligente e um dos personagens principais do vestiário.”
Houve uma confusão generalizada após o apito final entre os jogadores do PSG e o treinador Luis Enrique.
Enzo Maresca falou sobre o acontecimento após o término da partida.
EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY – JULY 13: Enzo Maresca, Head Coach of Chelsea FC, engages with Luis Enrique, Head Coach of Paris Saint-Germain, following the FIFA Club World Cup 2025 Final match between Chelsea FC and Paris Saint-Germain at MetLife Stadium on July 13, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Photo by Luke Hales/Getty Images)
“Após o apito final, me aproximei de Luis [Enrique] para falar com ele e vi que algo estava acontecendo. Eu não sei o que aconteceu realmente.”
Cole Palmer anotou dois gols e concedeu uma assistência, comandando a vitória do Chelsea. O treinador falou sobre a grande atuação do camisa 10 da equipe contra os franceses.
“Estes são os jogos em que esperamos que Cole [Palmer] apareça – em grandes jogos e grandes momentos. Mais uma vez, ele mostrou o quão bom ele é.”
Robert Sanchez teve uma grande atuação, sendo fundamental para manter o clean sheet na partida. Enzo Maresca elogiou a atuação do goleiro.
“Sobre Robert [Sanchez], costumo dizer que o adversário nos dá a solução. Se o adversário fizer o que o PSG faz, temos que usar bolas longas e chutes dos goleiros. Depende do que os oponentes fazem.”
A pressão feita pelo PSG contra seus adversários foi um dos grandes triunfos da equipe na temporada, sendo ponto de elogio contra o Real Madrid na semi-final.
No entanto o Chelsea conseguiu anular a pressão adversária, aplicando a pressão e dificultando a vida dos franceses. Maresca falou sobre como planejou a partida e a equipe para vencer o confronto.
“Tentamos planejar o jogo pensando que ia correr bem e que as coisas iam correr bem. Tivemos o mesmo pensamento hoje. A ideia era ir de homem para homem. Acho que o PSG é tão bom que, se você der tempo a eles, eles vão lutar. Na minha opinião pessoal, você tem que pressioná-los muito intensamente. Acho que nos primeiros 10 minutos, conseguimos fazer isso.” “Em nosso mundo ideal, temos que fazer isso por 90 minutos, 95, mas sabíamos que, por causa das condições climáticas, não era possível fazer por muito tempo. Mas tentamos ser muito agressivos e não dar tempo a eles.”