MundoBola
·12. Dezember 2025
Técnico ex-Vasco e Flamengo é anunciado por time da Série B

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·12. Dezember 2025

O Juventude anunciou, na tarde dessa quinta-feira (12), a contratação do técnico Maurício Barbieri para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. Com passagens por Vasco e Flamengo, o treinador assumirá o lugar de Thiago Carpini para o ano de 2026.
Barbieri estava livre no mercado desde maio, quando foi demitido do Athlético-PR depois de uma derrota por 4 a 1 para o Botafogo-SP. O técnico inicia os trabalhos à frente do Juvetude ao final de dezembro, na reapresentação do time visando a estreia no Campeonato Gaúcho.
Além de Vasco e Flamengo, o técnico de 44 anos somou passagens por Red Bull Bragantino, Goiás e Juaréz-MEX. Pelo Massa Bruta, Maurício Barbieri teve o melhor desempenho da carreira: foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e levou o time do interior paulista à Libertadores.
Contratado no início do ano para ser auxiliar técnico, Maurício Barbieri assumiu o comando do Flamengo em março, após a saída de Paulo César Carpegiani. A promoção ocorreu depois da eliminação para o Botafogo no Campeonato Carioca, e o treinador foi efetivado durante a disputa do Mundial.
A direção rubro-negra decidiu manter Barbieri à frente da equipe, com reajuste salarial e novo vínculo. No entanto, o desempenho caiu ao longo da temporada. No Brasileirão, os rivais passaram a neutralizar a posse de bola do time, que perdeu a liderança, enquanto a queda para o Cruzeiro na Libertadores, mesmo com triunfo no Mineirão, agravou o cenário.
A eliminação na semifinal da Copa do Brasil, diante do Corinthians, tornou a permanência inviável. Barbieri deixou o Flamengo após 39 partidas, com 19 vitórias, 12 empates e 8 derrotas, além de ter sido “eliminado nas oitavas de final da Libertadores”, “eliminado na semifinal da Copa do Brasil” e encerrado sua passagem com o clube na quarta posição do Brasileirão.
Maurício Barbieri foi anunciado como técnico do Vasco da Gama em 6 de dezembro de 2022, com contrato válido por duas temporadas. O treinador chegou ao clube cruz-maltino com a missão de manter a equipe competitiva na elite, mas enfrentou dificuldades logo nos primeiros meses de trabalho.
Mesmo com respaldo inicial da diretoria e da 777 Partners durante uma sequência de oito jogos sem vitória, a pressão aumentou. Após a cobrança de torcedores no CT e nova derrota, desta vez para o Goiás por 1 a 0, o técnico foi desligado do clube em 22 de junho de 2023, encerrando sua passagem após seis derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro.









































