Mercado do Futebol
·26. Januar 2026
Técnico Fábio Matias, da Portuguesa, completa 100 jogos na categoria profissional com trajetória marcada por feitos históricos e quebra de tabus

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·26. Januar 2026

Fábio Matias, técnico da Portuguesa em 2026, alcançou uma marca especial em sua carreira: 100 jogos como técnico na categoria profissional. A marca foi alcançada na vitória diante do São Paulo, no Morumbi, algo que não acontecia há 16 anos no confronto. Entre os clássicos da capital, diante de São Paulo, Palmeiras e Corinthians, foram 13 anos sem triunfos.
Ao longo desse percurso, o treinador construiu uma trajetória marcada por campanhas relevantes, classificações históricas, títulos e, principalmente, formação de atletas que hoje despontam pelo mundo.
“Muito feliz por alcançar esta significante marca e principalmente por ser justamente em uma importante partida para a Portuguesa no Paulistão. A vitória deixa tudo ainda mais especial e trabalharei de forma íntegra para que possamos conquistar outras partidas importantes e atingir outras marcas”, vibrou o treinador.
Sua estreia no futebol profissional aconteceu em 2018, na Copa Santa Catarina, quando terminou na 3ª colocação, disputando a competição com uma equipe sub-20 — um feito que já evidenciava sua capacidade de gestão, organização e lapidação de atletas. Desde então, Fábio acumulou experiências importantes no cenário nacional e internacional, incluindo também a participação no Troféu Teresa Herrera, na Espanha, pelo Red Bull, diante do La Coruña, anfitrião.
Entre seus grandes feitos, destaca-se a campanha pelo Botafogo, onde classificou o clube nas duas fases da Pré-Libertadores de 2024, competição que mais tarde o time viria a conquistar. Ainda naquele ano, foi campeão da Taça Rio, garantindo o Botafogo na Copa do Brasil da temporada seguinte.
Em 2024, comandando o Juventude, também teve papel decisivo ao garantir o clube gaucho na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 com uma rodada de antecedência. Já em 2025, escreveu novos capítulos importantes: quebrou um tabu de mais de 22 anos sem vitórias do Juventude sobre o Caxias no Estádio Centenário, além de conquistar o 3º lugar no Campeonato Gaúcho. Na mesma temporada, venceu a estreia do Juventude na Série A, algo que não acontecia desde 2006.
Outros feitos marcantes incluem a primeira vitória da história do Atlético-GO fora de casa contra o Athletico-PR, encerrando um tabu de 37 anos, e, mais recentemente, a quebra de um longo jejum da Portuguesa diante do São Paulo, vencendo o rival após 16 anos, sendo 13 anos sem triunfar diante de rivais.
Atualmente à frente da Portuguesa, Fábio Matias segue ampliando sua trajetória no futebol profissional, consolidando-se como um treinador preparado para desafios de alto nível.
Ao longo da carreira profissional, Fábio Matias passou por diferentes clubes na base e no profissional. A marca de 100 partidas é composta pelos seguintes clubes, de forma cronológica:
Formado em Educação Física, Fábio Matias alia a prática do campo a uma sólida base acadêmica. Desde 2022, atua como instrutor da CBF Academy, ministrando aulas nas Licenças PRO, A e B para treinadores de futebol, somando mais de 50 aulas até o momento.
Além da CBF Academy, o treinador também participa como docente e palestrante em outras instituições, contribuindo para a formação e o desenvolvimento de novos profissionais do futebol brasileiro.









































