MundoBola
·20. Januar 2026
Titular do Corinthians causa 'dor de cabeça' antes de final contra Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·20. Januar 2026

O volante José Martínez, titular do Corinthians em 2025, ainda não se reapresentou em 2026 e gera incômodo no clube alvinegro antes da final contra o Flamengo, pela Supercopa Rei.
De acordo com o "ge", o atleta está na Venezuela aguardando a reemissão de seu passaporte. O venezuelano já realizou todos os trâmites para a emissão da nova via do documento, mas aguarda a entrega para retornar ao Brasil.
A demora na renovação do passaporte é reflexo de um acontecimento recente no país: a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Com isso, alguns serviços públicos foram suspensos ou passaram a operar de forma mais lenta.
Ainda assim, a não reapresentação de José Martínez vem causando incômodo no Corinthians, principalmente para Dorival Jr. De acordo com a reportagem, o técnico tentou se comunicar com o volante, mas acabou sendo ignorado pelo jogador.

José Martínez em campo pelo Corinthians - Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
O venezuelano, por outro lado, tem mantido contato com Marcelo Paz, diretor de futebol do alvinegro, e com Renan Bloise, gerente do departamento de análise de desempenho do clube.
Curiosamente, não é a primeira vez que o jogador demora a se reapresentar ao Corinthians. Em outubro de 2025, José Martínez chegou a faltar a seis treinos antes do clássico contra o Santos. Na ocasião, o atleta acabou sendo multado.
O fato de o jogador ainda não ter se reapresentado ao clube duas semanas após o retorno do elenco profissional fez com que a diretoria passasse a cogitar uma multa pesada ao meio-campista.
Segundo o portal "Gazeta Esportiva", o Corinthians analisa descontar 40% do salário de José Martínez. Dorival também cogita uma punição em campo, colocando o venezuelano no fim da fila da posição para recomeçar do zero.
"Ele tem que buscar uma recuperação dentro do nosso grupo para ter confiança para poder retornar dentro de sua melhor condição", disse o treinador após o clássico contra o São Paulo.
Diante desse cenário, José Martínez não deve ser uma das principais escolhas de Dorival Jr na final da Supercopa Rei, contra o Flamengo. As equipes se enfrentam no dia 1º de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O Rubro-Negro busca o tetracampeonato da competição. A primeira conquista do clube ocorreu em 2020, sobre o Athletico-PR. No ano seguinte, a vítima foi o Palmeiras, em uma eletrizante disputa por pênaltis.









































