oGol.com.br
·24. Dezember 2025
Transfer ban, demissão e bastidores quentes: os desafios do Corinthians para 2026

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·24. Dezember 2025

Com os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil, o Corinthians encerrou 2025 com duas novas taças em sua galeria, algo que não acontecia desde 2017. Para 2026 a expectativa do torcedor é grande, já que o clube tem vaga garantida na fase de grupos da Copa Libertadores.
Mas, antes mesmo da passagem do ano, os bastidores do clube voltaram a se agitar com a saída de Fabinho Soldado, diretor executivo do clube, que foi oficializada na noite desta terça-feira (23), trazendo algumas dúvidas para a forma como o clube vai agir no mercado. E vale lembrar que antes de ir para as compras, o Timão precisa acertar outras contas.
Para começar com uma boa notícia, o Corinthians chegou a um acordo com o meia Matías Rojas e, assim, conseguiu evitar um novo transfer ban, a punição que impede o clube de inscrever novos jogadores. Rojas aceitou abrir mão de juros que foram impostos pela Fifa e pelo CAS (a Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês) e ouviu do clube que a dívida de R$ 41,2 milhões será paga em duas prestações.
Contudo, ainda restam outros problemas a serem resolvidos. O principal é com o Santos Laguna, do México, que é responsável pelo transfer ban ativo desde agosto, por uma dívida de cerca de R$ 30 milhões pela contratação de Félix Torres.
Há também um entrave na Câmara Nacional de Resoluções de Disputadas (CNRD), da CBF, que recentemente cobrou uma mudança de postura do clube após o atraso no pagamento de parcelas do acordo para quitar dívidas.
Se contratações não podem nem ser discutidas neste momento, já que não daria para registrar os atletas, um passo importante é a manutenção de peças do elenco que possam colaborar na próxima temporada.
Do atual grupo, três jogadores ficam sem contrato nos próximos dias: o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, e os atacantes Talles Magno e Ángel Romero. Desses, apenas o argentino parece fazer parte dos planos da comissão técnica de Dorival Júnior, mas as conversas para renovação do vínculo - que estavam em andamento sob a supervisão de Soldado - não foram concluídas ainda.
Outros jogadores terminam o ano valorizados e podem acabar atraindo interesse de outros clubes. O atacante Yuri Alberto, autor de um gol e uma assistência na final, já avisou que não quer deixar a equipe antes do término de seu contrato, que vai até julho de 2030. O jogador já atraiu interesse do futebol europeu recentemente e o Corinthians já teria recebido propostas de mais de 25 milhões de euros em outras janelas de transferência.
Outro nome que ganhou o noticiário do Mercado da Bola recentemente foi do goleiro Hugo Souza. O Timão rejeitou uma investida do Milan nos últimos dias, alegando que os valores apresentados pelo clube italiano seriam muito baixos. O Corinthians detém 60% dos direitos do jogador, enquanto o Flamengo ainda é dono de 40%.
A saída de Fabinho Soldado parece colocar a direção do clube e o elenco em rota de colisão. Durante a comemoração do título da Copa do Brasil, na segunda-feira, vários jogadores fizeram questão de demonstrar apoio ao executivo, e houve até gritos de "fica, Fabinho".
Um dos principais apoiadores foi Memphis Depay, que desabafou no gramado do Maracanã. "Eles (diretores) precisam deixar esse clube lindo e fazer m**** em outro lugar. Porque esses clube precisa lutar por Libertadores e Brasileirão todo ano. Porque esses torcedores merecem isso. Então, quem quer f**** o Corinthians, saia deste clube", atacou o holandês.
Segundo apurações, o principal alvo do camisa 10 é Armando Mendonça, vice de Osmar Stabile, que seria o responsável pelo vazamento de detalhes de seu contrato.
Aliás, o contrato de Memphis Depay com o Corinthians vai até julho de 2026 e o staff do jogador entende como positiva a chance dele seguir no clube até a Copa do Mundo. Porém, após a disputa do Mundial, o destino do jogador é uma incógnita.









































