MundoBola Flamengo
·14. Oktober 2025
Zico é homenageado pela Alerj e pede criação de museu sobre futebol carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14. Oktober 2025
Zico foi homenageado nesta terça-feira (14) pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Durante sua visita à exposição em celebração aos 75 anos do Maracanã, no Palácio Tiradentes, o maior ídolo do Flamengo foi agraciado. O Galinho recebeu uma medalha comemorativa e uma placa em reconhecimento à data.
Em discurso, Zico exaltou o tamanho do Maracanã. O ídolo do Flamengo falou que viajou por diversos países e viu gringos se derreterem pelo maior templo do futebol. Assim, pediu também mais reconhecimento do nosso futebol.
"Viajei para muitos países e vi grandes jogadores estrangeiros falarem do sonho de jogar no Maracanã. Nosso futebol é gigante e merece mais reconhecimento", disse Zico.
Além disso, Zico comentou também sobre sua época como jogador. Ele exaltou o Flamengo e disse que tinha duas casas: o CT rubro-negro e sua própria residência.
"Eu tinha duas casas, a que morava e o CT do clube. Vivi lá os melhores momentos da minha carreira. Ser referência é muito difícil porque as pessoas te idolatram, mas precisamos saber conviver com isso mantendo os pés no chão e dando o nosso melhor", declarou.
Além de agradecer pela homenagem, Zico também mandou recado sobre cultura. Segundo o ídolo do Flamengo, o Rio precisa de um local para eternizar a cultura do futebol carioca e toda sua história. O Galinho disse isso ao se deparar com peças raras em um acervo composto por 437 itens, incluindo sua última camisa utilizada em campo na carreira.
"A cultura precisa de um local que seja aberto para toda a população para contar essa parte tão importante da nossa história. Vamos parabenizar e eternizar aqueles que se esforçam para manter a memória do esporte viva. Aqui, até os mais jovens podem ver o tamanho e a importância que o Maracanã tem para o Estado do Rio e o país", disparou Zico.