Gazeta Esportiva.com
·1 December 2025
Análise: empate com o Botafogo é retrato do Corinthians em 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 December 2025

Por André Costa
O Corinthians mais uma vez pecou pela irregularidade e empatou por 2 a 2 com o Botafogo neste domingo, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão começou bem o jogo e abriu o placar cedo, mas deixou a vitória escapar de suas mãos.
A atuação do Corinthians no primeiro tempo da partida foi de manual. Com uma pressão alta muito bem coordenada, a equipe criou boas chances a partir de roubos de bola no campo do Botafogo e praticamente não sofreu defensivamente.
O único erro do time na etapa inicial foi não ter ‘girado a faca’. Yuri Alberto furou e desperdiçou uma chance incrível na pequena área que poderia dar uma vantagem maior no placar.
Se o primeiro tempo foi quase perfeito, a segunda etapa foi para esquecer. O Corinthians não voltou bem do intervalo, despencou de rendimento e viu o 1 a 0 se desfazer em 20 minutos. Cuiabano e Barrera aproveitaram falhas de marcação para virar o placar.
Ainda deu tempo de se lançar ao ataque e buscar o gol de empate com Gustavo Henrique, após excelente jogada individual de Vitinho. Entretanto, o resultado é decepcionante, sobretudo por tudo o que o time apresentou na primeira parte.
A oscilação de um tempo para o outro nada mais é do que um retrato do Corinthians de 2025. A equipe não consegue ser regular na temporada e vai de atuações animadoras a um desempenho terrível em um curto espaço de tempo.
Não à toa, o Timão termina o Brasileirão sem grandes pretensões. Dorival Júnior, porém, precisa corrigir esse problema para evitar surpresas na semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro. Uma oscilação tão grande dentro de uma partida decisiva pode colocar tudo a perder.
Com o empate, o Corinthians pulou para o nono lugar da tabela, com 46 pontos, a dois do oitavo colocado São Paulo. Sem chance de G7, a equipe de Dorival Júnior almeja no mínimo a oitava posição para poder beliscar uma vaga na Libertadores em caso de insucesso na Copa do Brasil.
Live









































