André Franco convence Chicago Fire: “Há conversações com o FC Porto” | OneFootball

André Franco convence Chicago Fire: “Há conversações com o FC Porto” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·6 November 2025

André Franco convence Chicago Fire: “Há conversações com o FC Porto”

Article image:André Franco convence Chicago Fire: “Há conversações com o FC Porto”

Felipe Çelikkaya, treinador-adjunto do Chicago Fire, deu esta quinta-feira uma longa entrevista à Rádio Renascença, na qual não poupou elogios a André Franco, atualmente emprestado pelo FC Porto à equipa norte-americana até ao final do ano civil de 2025.

“Fiz muita força para que ele pudesse vir para cá, até porque não estava a jogar no Porto, e ele esteve muito bem até à lesão. Temos a intenção de ficar com ele. Há sempre conversações entre o Porto e o Chicago Fire. Depois, em função dessas conversações é que se toma uma decisão em definitivo, mas se ficar connosco, fico muito agradecido”, afirmou.


OneFootball Videos


Formado nas escolas do Sporting, André Franco mudou-se para o FC Porto no verão de 2022, vindo do Estoril, onde havia demonstrado todo o potencial que se lhe reconhecia, numa operação avaliada em cerca de quatro milhões de euros por 90% do passe.

O médio rubricou um compromisso válido até junho de 2027, mas não conseguiu afirmar-se no Dragão. Após 71 jogos oficiais ao serviço dos portistas – somando cinco golos e quatro assistências – seguiu por empréstimo para o Chicago Fire, não tendo conseguido convencer o treinador italiano Francesco Farioli.

Nos EUA, o jogador de 27 anos registou quatro assistências em seis encontros antes de sofrer, a 1 de outubro, uma lesão no joelho direito no triunfo por 5-3 frente ao Inter Miami, encontro que exigiu intervenção cirúrgica.

“Tudo indica que fique por aqui”

Na mesma entrevista, Çelikkaya manifestou a intenção de continuar no banco do Chicago Fire, depois de ter contribuído para que a equipa alcançasse o mínimo objetivo de qualificação para os play-off da MLS, ainda que tenha sido afastada logo na primeira ronda pelo Philadelphia Union.

“Tudo indica que fique por aqui, até porque tenho contrato. Não existem portugueses, praticamente, mas as pessoas olham para o nosso trabalho com grande respeito”, sublinhou.

“Chelsea terá a possibilidade de lapidar ainda mais este diamante que é Geovany Quenda”

Para concluir, o técnico de 40 anos elogiou Geovany Quenda, jovem que ajudou a desenvolver nas camadas jovens do Sporting e que já tem acordo para se transferir para o Chelsea no próximo mercado de verão por 50 milhões de euros – valor que pode subir para 51,5 milhões mediante o cumprimento de objetivos desportivos.

“O nível competitivo das ligas é totalmente diferente. Naturalmente, ele vai ter de ter um processo de adaptação à liga, mas também é um jovem, que tem tempo para essa adaptação. Vejo isto como um investimento da parte do Chelsea e a possibilidade da parte do treinador de lapidar ainda mais este diamante”, rematou o timoneiro, que no currículo conta passagens por clubes como Benfica, Vitória SC ou Shakhtar Donetsk.

View publisher imprint