Portal dos Dragões
·26 July 2025
Aprimorar Rodrigo Mora é uma prioridade para Farioli

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·26 July 2025
Rodrigo Mora continua a ser uma figura central nos planos de Francesco Farioli para a nova época. O jovem de 18 anos, considerado uma das principais promessas da formação do FC Porto, não será ignorado pelo novo treinador, que reconhece o talento do jogador com o número 86 e pretende apoiá-lo no seu desenvolvimento, especialmente agora que a competição interna se intensificou.
Embora Mora tenha sentido que poderia ser relegado a um papel menos proeminente no novo sistema tático, como já foi noticiado, Farioli mantém a confiança no jovem e tem um plano claro para o seu desenvolvimento. O treinador não se limita a consolidar as qualidades que Mora já demonstrou, especialmente na segunda metade da última época, mas pretende também dotá-lo de novas competências.
O treinador italiano, de 36 anos, valoriza a criatividade inata de Mora, a sua capacidade de se posicionar entre as linhas, a finalização e a maneira como desequilibra o jogo com a bola. No entanto, reconhece que o jovem tem um vasto potencial de evolução em diversas áreas, especialmente em termos de consistência no desempenho. Farioli considera normal que um jogador da idade de Mora apresente oscilações, mas pretende minimizar essas quebras e transformá-lo numa figura mais fiável no seu sistema.
Quer no 4x3x3, quer no 4x2x3x1, Farioli identifica espaço para que o talento do jovem se manifeste. A posição preferida do treinador para Mora será a de médio-ofensivo, mas Farioli também está disposto a experimentá-lo como extremo, consoante o estilo de jogo, o adversário e o momento do jogador. A prioridade é encontrar o contexto adequado para que Mora continue a progredir, sempre dentro de uma abordagem coletiva exigente, onde a qualidade individual se deve subordinar ao coletivo.
Mais do que uma mera confiança, é uma aposta fundamentada. Rodrigo Mora possui o talento e Farioli quer ajudar a moldá-lo. O processo já está em marcha, com um trabalho contínuo nos treinos e uma supervisão atenta. O jovem é consciente da necessidade de corresponder, e o treinador aguarda uma resposta que esteja à altura do potencial de Mora, especialmente uma vez que o jogador está rodeado de pessoas que acreditam firmemente nas suas capacidades, incluindo Farioli, que não quer desperdiçar a oportunidade de desenvolver um jogador que, se bem trabalhado, pode tornar-se uma das estrelas do novo FC Porto, que está a ser edificado com o objetivo claro de recuperar a glória dos títulos.
Os cinco dias de estágio na Áustria, que terminaram ontem, demonstraram que Rodrigo Mora é um jogador muito apreciado pelo grupo de trabalho, incluindo o staff. As imagens partilhadas pelos dragões sublinham isso, especialmente as do dia de quinta-feira, quando Farioli organizou dinâmicas de grupo. O treinador, por sua vez, saiu do estágio com a sua posição reforçada no seio do plantel, como se pode perceber pelos comentários de dois jogadores que falaram à Record e ao Porto Canal, no caso Martim Fernandes e Borja Sainz (ver próxima página).
Live
Live
Live