MundoBola
·16 January 2026
Auxiliar revela que Leonardo Jardim recusou o Flamengo antes da renovação com Filipe Luís

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·16 January 2026

Os bastidores da novela envolvendo a renovação de Filipe Luís no fim de 2025 foram mais agitados do que se imaginava. Enquanto a Nação aguardava ansiosa pelo "sim" do atual comandante, a diretoria do Flamengo se movimentou no mercado em busca de um "plano B". E o nome escolhido foi o de Leonardo Jardim, ex-técnico do Cruzeiro.
Em entrevista ao portal "No Ataque", Diogo Dias, auxiliar técnico e braço direito de Jardim desde 2021, revelou que houve, de fato, uma reunião entre o Flamengo e o treinador português. O negócio só não avançou por opção do ex-comandante do Cruzeiro.
Leonardo Jardim havia acabado de pedir demissão do Cruzeiro após levar o time ao terceiro lugar do Brasileirão 2025, alegando questões pessoais e o desejo de voltar a Portugal. Nesse intervalo, o Flamengo, que vivia um imbróglio nas tratativas com Filipe Luís, fez a abordagem.
Segundo Diogo Dias, a recusa ao Rubro-Negro não foi financeira, mas baseada em uma promessa feita a Pedro Lourenço (Pedrinho), dono da SAF do Cruzeiro.
"Se há uma coisa que valorizo no mister (Jardim), é o caráter. ‘N’ vezes ele falou com o presidente Pedrinho que no Brasil só treinaria o Cruzeiro, mais ninguém. Depois de sairmos, houve uma abordagem do Flamengo, uma reunião, mas a palavra é uma coisa importante", revelou o auxiliar.
Dias reforçou que, para Jardim, a ética pesou mais do que o projeto ou o dinheiro oferecido pelo Mais Querido.
"Para ele, mais que dinheiro, o caráter é algo intocável. Nesse sentido, ele manteve a palavra de que não treinaria outro time brasileiro. Ele também não queria tão cedo voltar a trabalhar aqui no Brasil", completou.
No final de 2025, o Flamengo via o contrato de Filipe Luís se aproximar do fim sem uma definição. A renovação só foi oficializada no dia 29 de dezembro, após uma longa novela.









































