Zerozero
·22 November 2025
Baumann alcança 500 jogos na Bundesliga e vislumbra recorde histórico

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 November 2025

Oliver Baumann atingiu um marco raro no futebol alemão. Após a pausa para a Data Fifa, o guarda-redes do TSG Hoffenheim jogou a sua 500ª partida na Bundesliga, contra o Mainz 05, consolidando-se entre os jogadores mais longevos e consistentes da história da liga alemã.
Baumann, aos 35 anos, está na sua 17ª edição da Bundesliga, e o seu nome pode estar a caminho de um capítulo ainda mais relevante no livro dos recordes.
O feito reacende uma marca que parecia intocável há três décadas: o recorde absoluto de jogos na competição, pertencente à lenda Charly Körbel, ídolo máximo do Eintracht Frankfurt, que jogou 602 partidas entre 1972 e 1991 e que pode, num futuro próximo, ter essa hegemonia ameaçada.
Baumann, cujo contrato dura até junho de 2028, com possibilidade de renovação por mais uma temporada, tem condições reais de alcançar a marca. Mantendo a atual regularidade e ficando livre de lesões, ele pode chegar a 591 jogos até o fim do vínculo vigente.
Se o Hoffenheim acionar a opção de extensão por mais um ano, o guarda-redes terá a chance de superar os 602 jogos de Körbel, algo impensável para muitos até há pouco tempo.
A consistência do número 1 da seleção alemã impressiona até ex-colegas de posição. O ex-guarda-redes do Dortmund, Roman Weidenfeller, acredita que Baumann reúne todos os requisitos para alcançar o recorde.
«Se ele conseguir, seria ótimo. Seria totalmente merecido. Oliver quase não se lesionou nos últimos anos. Não me lembro de uma vez que tenha ficado de fora. E no Hoffenheim, ele está sempre na Bundesliga. Torço para que ele consiga», disse ao Bild.
A durabilidade de Baumann é, de facto, notável. Ele começou a sua trajetória na elite pelo SC Freiburg, onde jogou 147 vezes. Desde que chegou ao Hoffenheim, em 2014, praticamente não saiu do onze inicial por 11 anos. A sua ausência mais longa ocorreu apenas na temporada passada, quando perdeu sete partidas devido a uma lesão no pé e uma concussão.
Com 500 jogos, Baumann já está entre os 15 maiores jogadores em número de partidas na história da Bundesliga, ocupando atualmente a 14ª posição. Está logo atrás de nomes consagrados como Thomas Müller (503), Manuel Neuer (532) e Oliver Kahn (557), outro termómetro que destaca a relevância do seu feito.
Aos 35, com longevidade, regularidade e um clube que confia plenamente no seu trabalho, Oliver Baumann não apenas celebra um marco monumental, como também abre caminho para, possivelmente, escrever o seu nome no topo da história do campeonato mais tradicional da Alemanha.









































