oGol.com.br
·23 November 2025
Botafogo-SP garante permanência na Série B com empate contra o Avaí

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 November 2025

Em um jogo de 24 a 4 em finalizações, o Botafogo de São Paulo impôs uma enorme pressão contra o Avai, não conseguiu marcar e ficou apenas no empate em 0 a 0. Apesar disso, o resultado foi suficiente para garantir a permanência na Série B graças a derrota da Ferroviária.
O Botafogo-SP terminou a Série B na 16ª posição, com 42 pontos conquistados, 2 a mais que a Ferroviária. Já o Avaí, com 56 pontos, terminou no nono lugar.
O Botafogo-SP tinha muito em disputa e foi para pressão desde os primeiros minutos da partida. Aos 6, Léo Gamalho quase marcou em lance que o goleiro César se atrapalhou. Aos 10, Dramisino teve chance de ouro de frente para o gol após erro na saída de bola do Avaí, mas chutou para fora. Aos 14, Jonathan Cafu recebeu inversão na área, chutou mascado e a bola saiu rente à trave.
O time de Ribeirão Preto seguiu mais propositivo, rodando a bola, apostando em cruzamentos - que a defesa do Avaí levava a melhor - e chutes de longa distância. Aos 28, Gabriel Barros recebeu de Léo Gamalho, deu uma bela caneta no defensor e na cara do gol chutou fraco para defesa de César.
O jogo ficou mais travado, sem que o Botafogo-SP criasse novas grandes chances, errando bastante no último terço diante da retranca imposta pelo Avaí. A Pantera tentou pressionar na reta final, mas insistindo na individualidade. Nos acréscimos, Gabriel Barros ficou na bronca pedindo pênalti após cair na área, mas nada foi marcado.
O segundo tempo seguiu com pressão do Botafogo-SP, acumulando finalizações. Aos 6, Léo Gamalho ganhou da marcação no alto, cabeceou e errou o alvo por pouco. Aos 12, Gabriel Risso cruzou da esquerda, Jonathan Cafu pegou de primeira e César fez um milagre para salvar o Avaí. O Leão respondeu e o goleiro da Pantera precisou se esticar para evitar um gol olímpico de Marquinhos Gabriel.
Mas o jogo foi mesmo de pressão do Botafogo-SP. Léo Gamalho cabeceou para baixar e César brilhou de novo. Pouco depois, Jonathan Cafu chegou novamente livre na área e acertou a trave perdendo grande chance. Aos 34, nova resposta do Avaí, em pancada de fora da área de João Victor, com grande defesa de Victor Souza.
O Botafogp-SP precisava ganhar para não depender de outro resultado, mas a bola insistiu em não entrar. Aos 45, Jefferson Nem ia marcando um golaço, mas leve desvio de Cléber tirou a bola do rumo do gol. Aos 46, Marquinho parou em nova boa defesa de Cléber. Os acréscimos foram de muita pressão, mas sem gol. Apesar disso, a permanência foi garantida.









































