Esporte News Mundo
·23 November 2025
Botafogo vence o Grêmio em jogo movimentado e garante vaga na próxima Conmebol Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·23 November 2025

O Botafogo abriu a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro com uma vitória importante e cheia de emoção. No Estádio Nilton Santos, o Glorioso superou o Grêmio por 3 a 2, em duelo com cinco gols, e garantiu matematicamente sua vaga na próxima Conmebol Libertadores — pelo menos na fase prévia. Em grande início de partida, o time carioca construiu 2 a 0 em menos de 20 minutos, suportou a pressão gaúcha no segundo tempo e confirmou o resultado.
Com o triunfo, o Botafogo segue em quinto lugar, agora com 58 pontos, dois a menos que o Mirassol, que ainda joga na segunda-feira, em casa, contra o Ceará. A vantagem para o Bragantino, oitavo colocado, subiu para 13 pontos, restando apenas 12 em disputa para o Massa Bruta. Assim, o Fogão está garantido no G-7. Já o Grêmio permanece em 12º, com 43 pontos, e ainda pode ser ultrapassado por Vasco, Ceará e até pelo rival Internacional na sequência da rodada.
O Botafogo foi dominante desde o apito inicial. Aos 14 minutos, Savarino quase marcou um golaço ao acertar o travessão. No rebote, Artur finalizou, Volpi rebateu, e a bola ainda tocou em Noriega antes de sobrar limpa para Cuiabano empurrar para o fundo das redes. Menos de cinco minutos depois, veio o segundo gol: Danilo acelerou o contra-ataque e acionou Artur, que driblou Gustavo Martins e bateu firme no canto esquerdo, ampliando o marcador.
O Grêmio, desorganizado, só conseguiu criar algo nos minutos finais da primeira etapa, ambos os lances com André Henrique. Primeiro, o atacante ganhou disputa na área, mas finalizou por cima. Depois, recebeu de Edenilson, porém chutou fraco, facilitando a defesa de Léo Linck.
Mano Menezes voltou do intervalo com Cristaldo e Pavon, e as trocas surtiram efeito imediato. Com três minutos, Pavon cruzou, Cristaldo participou da construção e André Henrique apareceu para testar firme e diminuir. O Grêmio ganhou confiança e quase empatou aos 12, quando Cuéllar arriscou de longe e obrigou Léo Linck a grande intervenção.
O Botafogo respondeu com Marlon Freitas em chute defendido por Volpi. Pouco depois, o árbitro marcou pênalti para o clube carioca, mas voltou atrás após consulta ao VAR. Ainda assim, o Fogão retomou o controle e marcou o terceiro gol aos 37 minutos: em cobrança de escanteio, David Ricardo desviou e Marçal, mesmo sendo baixinho, subiu para cabecear e marcar.
O Grêmio ainda descontou com Carlos Vinicius, em nova assistência de Pavon, e teve a chance do empate no último lance da partida — mas a finalização saiu para fora, confirmando a vitória alvinegra no Nilton Santos.









































