Zerozero
·30 December 2025
CAN 2025: apuramento de Angola para os <i>oitavos</i> pode ser decidido por... sorteio

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 December 2025

Com dois empates e uma derrota em três encontros, a dupla de pontos conquistada por Angola na fase de grupos da CAN pode não ser suficiente para garantir a passagem aos oitavos da competição. O apuramento direto está fora de questão e os Palancas Negras agarram-se, agora, à calculadora.
Ora, 'tudo' está ainda em aberto face à possibilidade dos quatro melhores 3ºs classificados garantirem a passagem à ronda seguinte da prova, pelo que apenas duas das seis equipas que terminarem a etapa em questão no terceiro posto dos respetivos grupos ficam já pelo caminho.
É já certo que os grupos D, E e F vão ter uma equipa na fase a eliminar devido a dois fatores: os atuais terceiros classificados de cada grupos (Benim, Sudão e Moçambique) têm, cada um, três pontos acumulados - mais um do que Angola - e a terceira jornada ainda vai ser disputada pelas equipas em questão.
Assim sendo, a passagem da seleção angolana depende do resultado do conjunto que pode destronar o conjunto de Patrice Beaumelle. Isto porque o desfecho do duelo entre Tanzânia e Tunísia será determinante para as contas do apuramento.
Existem, assim, quatro possíveis cenários e que serão conhecidos já esta terça-feira (30 de dezembro). Eis as possibilidades:
Confuso, caro leitor? Ora, de acordo com o regulamento da competição (art. 75.4), o ranking dos terceiros melhores classificados é determinado por quatro critérios: número de pontos, diferença de golos, superioridade ofensiva (mais golos marcados, entenda-se) e, em caso de empate nos fatores enumarados anteriormente, por sorteio.
De recordar que tanto Angola como Tanzânia possuem, atualmente, dois golos marcados e três sofridos, pelo que um nulo no jogo determinante colocaria ambas as seleções com o mesmo número de pontos, ativando, assim, a necessidade de um sorteio.
Uma medida inusitada e que pode ser utilizada muito em breve, caso o resultado em questão seja desfavorável para as duas formações em causa. Angola agarra-se, desta forma, à calculadora e precisa de uma derrota da Tanzânia para garantir a passagem à próxima fase.
Ainda assim, existe outra condicionante. Caso a seleção de Uganda vença a Nigéria - duelo marcado para as 16 horas desta terça-feira -, Angola ficará automaticamente eliminada da CAN, já que os ugandenses ficam, face a este possível resultado, com quatro pontos e alcançam os oitavos com um dos melhores terceiros. Em caso de derrota ou empate, Uganda fica excluída da prova e Angola pode sonhar.









































