MundoBola
·11 December 2025
CBF faz mudança drástica na Copa do Brasil que impacta na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·11 December 2025

A Copa do Brasil 2026 terá uma importante novidade promovida pela CBF que vai alterar a forma de classificação dos times brasileiros para a Libertadores.
De acordo com publicação feita pelos jornalistas Vinícius Valfré e Ricardo Magatti, do Estadão, a competição passará a dar duas vagas no torneio continental. Atualmente só o campeão se classifica. A partir da próxima temporada, o segundo colocado também garante vaga na Libertadores.
A CBF vinha debatendo essa alteração há alguns meses, restando apenas decidir se o vice-campeão terá vaga direta na fase de grupos ou entrará na pré-Libertadores.
Em compensação, uma vaga que estava destinada na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro será removida. Na configuração atual, o Brasileirão dá até seis vagas diretas na fase de grupos e duas na preliminar (dependendo de quem seja campeão da Libertadores, da Sul-Americana e da própria Copa do Brasil).
Ainda segundo a publicação do Estadão, os clubes brasileiros devem ser notificados a respeito desta mudança na Copa do Brasil ainda na quinta-feira (11).
Além da quantidade de vagas na Libertadores, a Copa do Brasil terá diversas mudanças no formato de disputa para a partir da próxima temporada. Times da Série A só entrarão a partir da quinta fase.
As partidas das cinco fases iniciais serão em jogo único. Além da grande final, que será o encerramento da temporada no Brasil, também acontecerá em uma única partida. Considerado o torneio mais democrático do futebol brasileiro, a Copa do Brasil passará de 92 a 126 clube sem 2026.
Na atual edição, Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Fluminense disputam o título. Confira aqui quando cada uma dessas equipes foi finalista da competição pela última vez.









































