Chegada tardia, mas em boa hora | OneFootball

Chegada tardia, mas em boa hora | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·19 April 2026

Chegada tardia, mas em boa hora

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Os já habituais acidentes em hora de ponta provocaram um atraso da comitiva do Benfica para o dérbi deste domingo. Apesar disso, as águias chegaram a tempo… tal como o golo de Rafa Silva. Os encarnados venceram o Sporting em Alvalade por 1-2, aumentando as suas hipóteses de conquistar o campeonato - mesmo entrando mais tarde na luta com leões e dragões.

O Sporting manteve o mesmo onze inicial do encontro em Londres, diante do Arsenal. Já José Mourinho promoveu três alterações: Tomás Araújo, Aursnes e Ivanovic (a grande surpresa) começaram de início.


OneFootball Videos


Quem não marca, sofre

Alvalade fervilhava, tanto na zona dos adeptos da casa como no setor visitante. Seria difícil a partida corresponder a tamanha emoção, mas a verdade é que a primeira parte não desiludiu.

O jogo abriu com uma bola na barra da baliza encarnada, por intermédio de Geny, que obrigou Trubin a uma defesa pouco ortodoxa. Richard Ríos respondeu momentos depois, na sequência de um canto, cabeceando para uma grande intervenção de Rui Silva, que defendeu em cima da linha.

Quando o ritmo parecia abrandar, surgiu um momento decisivo aos 17 minutos: após rever as imagens, João Pinheiro assinalou grande penalidade a favor do Sporting, por falta sobre Trincão na área. Luis Suárez assumiu a cobrança, mas permitiu a defesa de Trubin - enorme frieza do guarda-redes ucraniano.

E como diz o ditado: quem não marca, sofre. Pouco depois, o árbitro voltou a apontar para a marca dos 11 metros, desta vez a favor do Benfica, após Morita jogar a bola com o braço na área. Andreas Schjelderup não desperdiçou e inaugurou o marcador - festa na bancada encarnada.

Até ao intervalo, o Sporting assumiu a posse e pressionou, mas esbarrou numa defesa sólida do Benfica. Resultado ao descanso: 0-1.

Reviravolta e golpe final

Sem alterações no regresso dos balneários, o jogo manteve-se equilibrado. Pedro Gonçalves esteve perto do empate logo no início, mas atirou ao ferro. Com o passar do tempo, o jogo tornou-se mais físico e disputado a meio-campo.

Morita voltou a ameaçar aos 64 minutos, mas sem sucesso. No entanto, o médio japonês acabaria por ser decisivo: aos 72', Debast cruzou para a área e Morita, de cabeça, restabeleceu a igualdade.

Alvalade acreditava, mas o Benfica não cedeu. José Mourinho mexeu na equipa e as alterações tiveram impacto imediato. Rafa Silva, uma das apostas, acabou por marcar o golo da vitória: surgiu pelo centro, após assistência de Barreiro, e desviou a bola do alcance de Rui Silva.

Até ao final, o Sporting ainda tentou reagir. Trincão esteve perto do empate, mas rematou ao lado por escassos centímetros.

Com este triunfo, o Benfica ultrapassa o Sporting e sobe ao 2.º lugar - recorde-se que os leões têm menos um jogo disputado.

Um dérbi à altura da sua história!

(em atualização)

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Andreas Schjelderup (Benfica): teve uma performance muito interessante, que acabou coroada com um tento. Foi o jogador mais perigoso do lado encarnado. Bom jogo do jovem extremo.

Hidemasa Morita (Sporting): o médio esteve muito bem defensivamente... sempre ativo. Foi também essencial no momento ofensivo, tendo marcado o único tento dos leões. 

Anatoliy Trubin (Benfica): errou no primeiro lance de perigo leonino, porém compensou no resto do encontro. Defendeu uma grande penalidade e esteve sólido entre os postes. 

O árbitro

João Pinheiro teve uma perfomance globalmente positiva. O juiz da partida parece ter decidido bem nos lances das grandes penalidades e conduziu bem o encontro.

Incidentes: O filme do jogo

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Onze do Sporting:

Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Francisco Trincão, Geny Catamo, Luis Suárez, Pedro Gonçalves

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Onze do Benfica:

Anatoliy Trubin, Amar Dedi?, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Franjo Ivanovic, Andreas Schjelderup

1':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Começou a partida!

4':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Sporting: Geny Catamo

a rematar rasteiro e a ver a bola passar muito perto da linha de golo depois de uma intervenção caricata de Trubin. Por pouco que o guardião ucraniano não borrava a pintura cedo no encontro.

8':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Benfica: Richard Ríos

de cabeça a obrigar Rui Silva a uma grande intervenção.

15':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

VAR analisa:

possível grande penalidade no lance a envolver Trincão e Aursnes na grande área.

17':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Luis Suárez (Sporting) falha a grande penalidade!

26':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

GOLO Benfica: Andreas Schjelderup marca de grande penalidade!

Andreas Schjelderup marca o seu 6º golo na prova (24 jogos) Andreas Schjelderup marcou o seu 14º golo na equipa (82 jogos)

Bola para um lado, guarda-redes para o outro. O jovem extremo do Benfica assumiu a responsabilidade e não tremeu frente a Rui Silva. Encarnados na frente em Alvalade.

46':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Primeira parte de emoções fortes em Alvalade, sobretudo nos primeiros 30 minutos. Início forte dos leões que, depois de conquistarem a grande penalidade no seu melhor período, viram Trubin esmagar as esperanças da vantagem no encontro. O Benfica aproveitou o ímpeto dado pelo guardião ucraniano e voltou à carga, acabando mesmo por conseguir fazer aquilo que o adversário não concretizou. Shjelderup a assumir a responsabilidade e a não tremer para liderar os encarnados à vantagem no descanso. Espara-se uma segunda parte de igual intensidade!

50':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Pedro Gonçalves (Sporting) remata ao poste!!!

52':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Benfica: Andreas Schjelderup

a obrigar Rui Silva a uma grande intervenção depois da bola sobrar para o extremo noruguês.

59':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Benfica: Andreas Schjelderup

novamente a ameaçar a baliza de Rui Silva. Passou a rasar o poste da baliza.

64':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Sporting: Hidemasa Morita

a fazer tremer Alvalade com um remate colocado que passou muito perto da baliza. Ainda se gritou golo nas bancadas.

72':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

GOLO Sporting! Hidemasa Morita marca

Hidemasa Morita marca o seu 1º golo na prova (26 jogos)

Grande cruzamento de Debast no canto da área com Morita a subir ao segundo andar e a cabecear para o empate na partida. Alvalade volta a acordar!

82':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Benfica: Leandro Barreiro

a falhar uma grande oportunidade para colocar o Benfica em vantagem! Lukebakio soltou-se de Maxi na direita, cruzou, e o médio não conseguiu responder da melhor maneira ao segundo poste.

90':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Sporting: Daniel Bragança

a rematar rasteiro de fora de área e a assustar Trubin que ainda se esticou para ver a bola sair junto ao poste.

90 +1':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

GOLO INVALIDADO Sporting:

Nel entra e marca mas o quarto árbitro levantou a bandeirola rapidamente.

90 +3':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

GOLO Benfica! Rafa Silva marca

Rafa Silva marca o seu 3º golo na prova (12 jogos) Rafa Silva marcou o seu 98º golo na equipa (340 jogos)

Jogada muito bem constrúida pelos encarnados com Barreiro a encontrar Rafa no meio da área e o avnaçado a finalizar da melhor forma para o fundo das redes. Autrêntico blade de água gelada em Alvalade.

90 +6':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Sporting: Francisco Trincão

a rematar cruzado ao lado da baliza de Trubin.

90 +7':

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

O árbitro apita para o final da partida

Melhor em campo:

Article image:Chegada tardia, mas em boa hora

Andreas Schjelderup (SLB) foi, para a redação do

zerozero

, o melhor jogador em campo. O extremo noruguês assumiu o protagonismo desde cedo e foi um dos pilares do Benfica em Alvalade. Muito presente na manobra ofensiva e muito perigoso junto à baliza de Rui Silva. Uma exibição de gala do jovem das águias.

View publisher imprint