Esporte News Mundo
·18 September 2025
Com Palmeiras e Cruzeiro liderando e desfalques, Brasil é convocado para Copa do Mundo Sub-20

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 September 2025
— Continua depois da publicidade —
A Seleção Brasileira foi convocada para a Copa do Mundo Sub-20, que será realizada no Chile entre 27 de setembro e 20 de outubro. Diante dos já frequentes problemas de liberação por parte dos clubes, uma vez que a competição não está incluída no calendário de Datas FIFA, Ramon Menezes divulgou no site oficial da CBF uma lista com 21 jogadores, mais notável pelas ausências do que pelos destaques individuais.
Pedrinho e Wesley, revelados pelo Corinthians e atualmente no Zenit e no Al Nassr, respectivamente, são os nomes de maior repercussão. Como a competição não faz parte do calendário de Datas FIFA, os clubes não são obrigados a liberá-los.
Os principais talentos da geração, como Endrick e Estêvão, não foram convocados por já estarem com carreiras consolidadas na Europa. O mesmo ocorre com Vitor Roque, que, apesar de ter idade para disputar o torneio e ter participado de amistosos contra o México em 2023, vive momento de destaque no Palmeiras.
Outro desfalque é o atacante Rayan, que não foi liberado pelo Vasco. Após negociações com a CBF e o técnico Ramon Menezes para evitar a ausência do jogador titular do time de Diniz, a seleção optou por não convocá-lo. Leandrinho foi o único representante do clube na lista.
A CBF atendeu ao pedido do Vasco, deixando de fora Rayan, que até então era presença constante nos convites de Ramon Menezes. O jogador havia sido titular na conquista do Sul-Americano da categoria em janeiro, competição que garantiu a classificação brasileira para o Mundial.
Palmeiras e Cruzeiro são os clubes que mais cederam atletas para o torneio, com quatro jogadores cada. Ao todo, a convocação inclui seis atletas que atuam no exterior.
O Brasil está no Grupo C, considerado o “grupo da morte”, ao lado de Espanha, Marrocos e México. A estreia será contra os mexicanos em 28 de setembro, às 21h (horário de Brasília), seguida pelo confronto com o Marrocos no dia 1º de outubro, no mesmo horário. A fase de grupos será encerrada diante da Espanha, em 4 de outubro, às 18h. Todas as partidas ocorrerão no Estádio Nacional de Santiago.
Avançam para as oitavas de final os dois melhores de cada um dos seis grupos, além dos quatro melhores terceiros colocados. O Brasil é pentacampeão mundial na categoria, mas não conquista o título desde 2011, quando venceu Portugal com um hat-trick de Oscar, na Colômbia. O atual campeão é o Uruguai, que não se classificou para a edição de 2025.