Gazeta Esportiva.com
·17 December 2025
Como você avalia a temporada do volante Zé Rafael pelo Santos? Vote!

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 December 2025

O volante Zé Rafael passou por um momento complicado em sua chegada ao Santos e precisou realizar um procedimento cirúrgico para corrigir um problema na coluna. Contudo, quando se recuperou, mostrou o porquê de ter sido contratado e se tornou peça importante da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, apesar de terminado o ano entre os reservas com a forte concorrência no meio-campo.
Em fevereiro deste ano, o volante precisou passar por uma cirurgia para corrigir o problema crônico na coluna. Ele teve uma alteração na região lombar baixa, chamada espondilolistese, que consiste no desalinhamento entre duas vértebras, ocasionando dores intensas e limitação funcional de intensidades variadas.
Zé Rafael, então, fez o procedimento cirúrgico dias após ser anunciado e ficou parado por cerca de três meses. O volante só conseguiu estrear com a camisa do Santos em maio, mas rapidamente se consolidou como peça importante da equipe. O “Trem” se tornou uma espécie de ‘motorzinho’ no meio-campo e foi titular tanto como Cléber Xavier como com Vojvoda.
O volante, portanto, mostrou ao Santos que valeu a pena esperar por sua recuperação. Ele se consolidou, inclusive, como uma das lideranças do elenco e pode exercer um papel importante na próxima temporada, apesar de ter sido acionado apenas no segundo tempo nos últimos dois jogos do ano. O jogador viu a dupla João Schmidt e Willian Arão passar à frente, mas segue muito prestigiado pela comissão técnica.
Zé Rafael é uma peça de qualidade que o Peixe tem para o meio-campo daqui para frente, uma vez que tem contrato com o clube até o final de 2027. O volante da equipe santista encerrou a temporada com um gol marcado em 28 partidas, sendo 23 como titular.









































