Contas da Liga de Clubes aprovadas mas com abstenção do FC Porto | OneFootball

Contas da Liga de Clubes aprovadas mas com abstenção do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·1 October 2025

Contas da Liga de Clubes aprovadas mas com abstenção do FC Porto

Article image:Contas da Liga de Clubes aprovadas mas com abstenção do FC Porto

Os clubes, reunidos esta terça‑feira em Assembleia Geral Ordinária da Liga, aprovaram o exercício da época desportiva 2024/2025 tal como apresentado pela Direção e ratificaram o parecer do Conselho Fiscal. A gestão registou um resultado operacional de 230 mil euros e a votação terminou com 25 votos a favor e duas abstenções – do FC Porto e do Académico de Viseu. Benfica, Rio Ave, Tondela, Nacional, U.Leiria e Lusitânia de Lourosa não se fizeram representar na reunião.

O exercício foi dividido entre duas direções executivas: a anterior, liderada por Pedro Proença (julho de 2024 a abril de 2025), e a atual presidida por Reinaldo Teixeira (abril a junho de 2025). Na época anterior, o resultado do exercício foi de 2,6 milhões de euros. O exercício 2024/2025 é o primeiro a espelhar os impactos reais do investimento patrimonial no novo edifício‑sede da Liga, nomeadamente os compromissos associados ao seu financiamento e ao custo global.


OneFootball Videos


As contas agora aprovadas incluem «uma receita extraordinária», de quase dois milhões de euros, «resultante da permuta de terrenos e contratos de apoio» da Câmara do Porto, que não se repetirá.

A Direção Executiva da Liga, liderada por Reinaldo Teixeira, enfatizou o controlo de despesas e o reforço das receitas, com foco na eficiência operacional. O Orçamento e Plano de Atividades para 2025/26 prevê receitas superiores a 31,8 milhões de euros, possibilitando uma distribuição recorde de mais de 10 milhões de euros em dividendos às Sociedades Desportivas e estimando resultados operacionais de 580 mil euros.

Por unanimidade, a Assembleia Geral aprovou a imputação do saldo positivo da exploração comercial das competições e a afetação da verba não executada ao fundo de apoio tecnológico criado em 2017, ao qual as Sociedades Desportivas podem candidatar‑se.

View publisher imprint