Gazeta Esportiva.com
·17 February 2026
Corinthians planeja priorizar competições em meio a calendário apertado? Veja o que pensa Dorival

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 February 2026

O Corinthians iniciou a semana na contramão dos adversários e seguirá dividindo atenções entre duas competições. Nos próximos dias, o Timão terá compromissos pelo Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista, enquanto outros rivais do estado terão os dias de preparação visando exclusivamente o mata-mata do Estadual.
A situação acontece porque o duelo entre Corinthians e Athletico-PR, válido pela segunda rodada da Série A, precisou ser adiado devido à disputa da Supercopa do Brasil, conquistada pelo Alvinegro paulista. Diante deste cenário e do calendário do Paulistão, a CBF decidiu agendar a partida para a quarta-feira. Um novo adiamento, porém, determinou que o jogo fosse remarcado para esta quinta (19).
O calendário apertado tem sido um grande desafio para os clubes neste início de temporada — especialmente para o Corinthians, que saiu de férias em 22 de dezembro e retomou os trabalhos no dia 3 de janeiro. Em razão disso, a comissão técnica alvinegra vem adotando um rodízio, situação que voltou a se repetir na vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, no último domingo, pelo Paulistão.
Dorival Júnior mandou a campo uma equipe mista, com Hugo Souza e Matheus Bidu sendo os únicos titulares. Memphis e Gustavo Henrique, preservados por controle de carga, sequer foram relacionados. A equipe ainda tem outros três atletas no departamento médico e perdeu Yuri Alberto por lesão no último domingo. O atacante sentiu dores na posterior da coxa esquerda e deixou o gramado de maca.
Diante deste cenário de rodízio e da possibilidade de perder novos atletas por contusões a cada partida, o treinador entende que o Timão não prioriza e nem planeja priorizar nenhuma competição, pois ainda não tem condições para tal devido à imprevisibilidade do futebol.
“Continuo pontuando que é um campeonato traiçoeiro, difícil de ser jogado [Paulista]. Não estamos direcionando para nenhuma competição, fazendo nosso melhor em cada uma delas, colocando a melhor equipe possível. Não tenho como planejar. Você planeja e de repente um jogador entra, como hoje, o Yuri, por exemplo, teve uma lesão muito séria, provavelmente ficaremos sem ele por alguns jogos. Você tem que conviver com cada partida, cada rodada, vendo os problemas, tentando solucionar e colocando a melhor equipe em campo. É dessa forma que nós estamos. Mas priorizar? Não tem como fazer”, avaliou o técnico.
Dorival também fez um balanço da primeira fase do Corinthians no Campeonato Paulista, mesmo em meio a todas as dificuldades. O Timão garantiu vaga nas quartas de final ao encerrar a primeira fase na quinta colocação, com 14 pontos conquistados — foram três vitórias, três empates e duas derrotas em oito rodadas, com 10 gols marcados e seis sofridos.
Embora o Corinthians não tenha vencido nenhum clássico (perdeu para o Palmeiras e empatou com São Paulo e Santos), o treinador avaliou positivamente a primeira fase da equipe, sobretudo pela manutenção de um padrão de um jogo e de uma postura aguerrida, independente dos jogadores que estiveram em campo.
“Olha, à exceção da estreia, nós tivemos grandes jogos, merecíamos uma sorte melhor, uma colocação um pouco melhor por aquilo que realizamos, principalmente contra as equipes grandes. Não tivemos nenhuma vitória, porém jogos muito interessantes, prevalencendo a maior parte do tempo, jogando com bola, tendo um domínio que foi importante, mas não fomos felizes contra o Palmeiras e dois empates contra São Paulo e Santos”, analisou.
“Foi uma campanha boa, a equipe numa crescente. Independente da escalação a cada rodada, foram equipes que responderam, com muita segurança, equilíbrio, posse de bola. Independente dos nomes que foram a campo, sempre foi um time muito regular, equilibrado, e se fazendo prevalecer em cima dos adversários, que foram difíceis de serem envolvidos, mas encontramos caminhos importantes”, finalizou o comandante.
O Corinthians irá encarar a Portuguesa nas quartas de fina do Paulista, programadas para o próximo fim de semana. Data e horário do clássico ainda serão definidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol), mas o mando será da Lusa, que terminou uma posição acima do Timão na primeira fase.









































