CBF
·23 November 2025
Coritiba é o campeão da Série B de 2025

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·23 November 2025

A espera acabou: foi preciso cruzar o país, mas o Coritiba foi a Manaus e trouxa na bagagem a taça do Brasileirão da Série B de 2025, a terceira de sua história. O Coxa confirmou o título ao vencer o já rebaixado Amazonas por 2 a 1 neste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, em Manaus, diante de alguns apaixonados torcedores alviverdes presentes na capital amazonense.
Os três pontos de vantagem em relação ao maior rival, Athletico-PR, davam ao líder Coritiba a vantagem de sair campeão até mesmo com o empate. Mas o Amazonas estava disposto a dificultar - e tinha o calor manauara como aliado. Foi o time da casa quem ditou o ritmo de boa parte da etapa inicial e deu o primeiro susto, com um chute de Kevin Ramírez, de fora da área, que Morisco espalmou.
Mesmo já rebaixado, o Amazonas jogou de igual para igual contra o CoritibaCréditos: Staff Images / CBF
Em uma bela jogada, o Amazonas fez uma linha de passe e invadiu a área do Coxa. Larry Vásquez completou com um voleio, mas a bola subiu em tiro de meta. Procurando os espaços, o Coxa demonstrava saber sofrer, e esperava por um tropeço do Amazonas.
E ele veio: Willian Barbio recebeu a bola na ponta direita para iniciar um contra-ataque, mas, ao buscar um passe no meio, devolveu a bola para o Coxa. Ronier foi acionado pela direita, fez linda jogada e cruzou para Sebastian Gomez bater de primeira e abrir o placar.
Iury Castilho marcou o segundo gol do Coxa e fez o time botar a mão na taçaCréditos: Staff Images / CBF
O Amazonas sentiu o erro e o Coritiba capitalizou a confiança por perceber o título cada vez mais perto. E cinco minutos depois, o Coxa ampliou: Dellatorre recebeu, fez o pivô, gingou na frente da marcação e achou Iury Castilho invadindo a área. O camisa 77 bateu de primeira e fez o segundo - que chegou a ser anulado pelo assistente, mas teve a comemoração liberada após a checagem do VAR.
Mas quem apostava em um jogo resolvido se enganou. O Amazonas voltou para a etapa complementar com mudanças no time e o resultado foi quase imediato, com a Onça Pintada descontando com uma jogada que “veio” do banco de reservas: Castrillón cruzou e Luan Silva bateu cruzado para diminuir em um belo gol.

O goleiro Pedro Morisco, um dos herois do título alviverde, tebe mais uma atuação decisiva no jogo que valeu o títuloCréditos: Staff Images / CBF
A aparente tranquilidade que o Coritiba havia construído rapidamente ganhou contornos de drama e o Coxa precisou reativar a capacidade de saber sofrer. Foi quando entrou em cena uma das principais figuras do time na campanha: o goleiro Morisco, que fechou o gol, afastou o perigo e permitiu que o grito enfim rompesse do peito alviverde para ressoar de Norte a Sul do Brasil: é campeão!
A campanha do time campeão da Série B de 2025, foi marcada por uma curiosidade. Até o início da 37ª rodada, o ataque do Coxa era apenas o 15º melhor da competição, com 37 gols. A defesa, porém, se destacou como a menos vazada entre as 20 equipes da Segunda Divisão, terminando o campeonato com apenas 23 gols sofridos.









































