Jogada10
·4 November 2025
Cris Guedes explica estratégia ”diferente” da Furia em shootout na Kings League

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·4 November 2025

O clássico entre Furia e G3X, pela última rodada da fase de grupos da Kings League Brasil, terminou envolto em polêmica e debate sobre o limite entre estratégia e fair play. A equipe presidida por Cris Guedes tomou uma decisão inusitada durante a partida, que terminou em vitória da ”Tribo” por 5 a 4, e custou à Pantera a chance de garantir vaga direta na semifinal.
Isso porque a Furia decidiu perder um shootout de propósito para tentar buscar a vitória no descalonado, o que não aconteceu. Após o jogo, Cris Guedes explicou a escolha e assumiu a responsabilidade pela estratégia.
“Sobre o pênalti do presidente, cara, a gente tem uma estratégia. A FURIA vem pra ganhar. E se tiver alguém que sacrificar ali, eu me sacrifico. Porque eu também tenho o mesmo espírito da molecada, que é vencer. Então, a decisão foi minha. A decisão foi minha junto com a equipe técnica. Cris, qual que é a sua escolha? Eu tenho que definir se é pelo meu ego ou pelo grupo. E eu decidi pelo grupo. Então, se a estratégia foi essa junto com a comissão técnica e comigo e a aprovação, eu não tenho ego nenhum de seguir as estratégias.”
Contudo, o roteiro não saiu como o planejado. A G3X manteve o controle da partida e garantiu a vitória, empurrando a Furia para o terceiro lugar no grupo. Atrás justamente da Loud e da própria G3X.

Cris Guedes abdicou de seu pênalti do presidente contra G3X – Foto: Rebeca Schumacker/Ag. Enquadrar
A decisão foi puramente estratégica: caso a partida terminasse empatada e fosse decidida nos shootouts finais, mesmo vencendo, a Furia somaria apenas dois pontos, o que a impediria de ultrapassar a Loud na classificação geral e conquistar a vaga direta na semifinal. Assim, o plano da equipe era forçar o descalonado (perdendo o jogo momentaneamente) para tentar virar no tempo normal e garantir os três pontos completos.
O problema é que o roteiro não saiu como o planejado. A G3X manteve o controle da partida e garantiu a vitória, empurrando a Furia para o terceiro lugar no grupo. Atrás justamente da Loud e da própria G3X.
A atitude dividiu opiniões nas redes sociais. Parte dos torcedores entenderam a ousadia e o raciocínio tático, enquanto outros criticaram a estratégia. Independentemente das interpretações, a aposta da Furia acabou saindo cara. Assim, a equipe agora terá de buscar sua classificação à semifinal pelas quartas de final da Kings League.









































