oGol.com.br
·11 February 2026
Dez anos após 'conto de fadas', Leicester luta contra rebaixamento para terceira divisão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 February 2026

Há 10 anos o Leicester City encantou o mundo e entrou no folclore esportivo ao surpreender e conquistar o título da Premier League, furando uma bolha de domínio de gigantes multimilionários como Manchester City, United e Chelsea. Mas os festejos de uma década da conquista vão ser menos efusivos pelos lados do King Power Stadium.
Com apenas 32 pontos, os Foxes aparecem na 21ª colocação da Championship, a segunda divisão da Inglaterra, uma posição acima da zona do rebaixamento. Ontem (10), o jogo em casa contra o Southampton parecia perfeito para uma virada na história, com um 3 a 0 no primeiro tempo, mas a segunda metade do jogo trouxe um virada para 4 a 3.
Essa foi apenas a terceira vez que um time perdeu um jogo da Championship em que tinha três gols de vantagem. A curiosidade é que a primeira vez em que isso aconteceu foi exatamente num duelo entre Southampton e Leicester, lá na temporada 2005/06, quando os Foxes conquistaram a virada. A inversão da história parece mais um sinal de como as coisas estão diferentes para o lado de Leicester.
A situação é ainda mais complexa pois o clube foi punido com a perda de seis pontos por violações de regras financeiras, e a zona de rebaixamento pode se tornar realidade no final de semana, caso o Blackburn vença o Queens Park Rangers em jogo marcado para o sábado.
Coincidentemente, Leicester e Blackburn são os únicos dois times a terem sido campeões ingleses na "era Premier League" e depois acabarem rebaixados. Os Rovers já foram um passo adiante (ou atrás), sendo até hoje os únicos campeões da Premier League a terem chegado à League One, a terceira divisão inglesa, feito que agora podem tentar compartilhar com os Foxes.
Ainda faltam 14 rodadas para o término da atual edição da segundona inglesa, mas o time só venceu um jogo em 2026, está há sete rodadas sem vitória e perdeu cinco dos últimos seis jogos, resultados que parecem deixar aquele histórico ano de conquista ainda mais distante.
Os seis pontos perdidos são uma punição referente à infrações cometidas dentro de um intervalo de três anos que terminaram em 2023/24. O clube foi julgado por uma comissão independente que avaliou violações às regras de lucro e sustentabilidade da liga.
Depois da conquista em 2015/16, o Leicester se manteve na primeira divisão ocupando posições intermediárias e voltou a se destacar a partir de 2019, ficando na quinta posição duas temporadas seguidas e levantando a Copa da Inglaterra em 2020/21.
Em 2022/23, foi rebaixado batendo o recorde de maior folha salarial da história a cair de divisão na Inglaterra, com o sétimo time a mais gastar com salários na época no futebol local. Mesmo com a queda vertiginosa na renda que significa deixar a Premier League e ir para a Championship, conseguiu manter um elenco forte e era quem mais gastava na segunda divisão, conseguindo o acesso de imediato, mas voltando a ser rebaixado já na temporada seguinte.
Live








































