Esporte News Mundo
·5 September 2025
Eliminatórias europeias: França vence Ucrânia e Itália goleia

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·5 September 2025
— Continua depois da publicidade —
Algumas seleções fizeram sua estreia ou deram prosseguimento às suas campanhas nas Eliminatórias Europeias na tarde desta sexta-feira (5). Na principal partida do dia, a França levou a melhor em um confronto equilibrado e venceu a Ucrânia por 2 a 0, em Breslávia, na Polônia.
Em campo, os franceses controlaram as ações do jogo e abriram o placar nos primeiros minutos. Michael Olise recebeu um passe de Barcola na entrada da área e bateu rasteiro no cantinho de Trubin, que nada pôde fazer.
Após abrir o placar, os comandados de Didier Deschamps procuraram administrar a partida, controlando a posse de bola e também assustando os donos da casa. Por outro lado, a Ucrânia cresceu na segunda etapa e passou perto de empatar em lance em que Sudakov, do Benfica, forçou Maignan a fazer grande defesa e, na sequência, Zabarniy, do PSG, cabeceou na trave. Depois do susto, os franceses mataram o jogo após Mbappé receber um passe em profundidade e bater no canto direito.
Jogadores da França comemorando a vitória com sua torcida (Foto: Mateusz Slodkowski/Getty Images)
Em Bergamo, a Itália fez seu dever de casa ao golear a Estônia por 5 a 0, no estádio Atleti Azzurri d’Italia. Em campo, os donos da casa foram superiores desde o primeiro minuto, mas pararam na grande atuação do goleiro Hein na primeira etapa e a partida foi empatada para a segunda etapa.
Na segunda etapa, a Azzurra soube ser mais eficiente e goleou. Kean abriu o placar, Retegui ampliou, Raspadori fez o terceiro, Retegui transformou o placar em goleada e Bastoni deu números finais à partida nos acréscimos.
Bastoni marcando o quinto da Itália (Foto: Mattia Ozbot/Getty Images)
Comandados de Gennaro Gattuso vão pegar a surpresa Israel, na próxima rodada, em um confronto direto pela vice-liderança. Os italianos chegam a essa situação por terem perdido por 3 a 0 para a Noruega na primeira rodada, o que culminou na demissão de Luciano Spalletti.
Algoz do Brasil e terceira colocada na última Copa do Mundo, a Croácia deu prosseguimento à sua campanha nas eliminatórias, vencendo as Ilhas Faroe, fora de casa. Desde o começo, os croatas foram superiores e abriram o placar no primeiro tempo com Kramaric. No entanto, ainda poderiam ter ampliado, mas pararam na grande atuação do goleiro Lamhauge, que fez oito defesas, e os donos da casa ainda assustaram.
A Escócia começou sua campanha para tentar voltar a uma Copa do Mundo depois de quase 30 anos, segurando um empate sem gols no estádio Parken, em Copenhagen. Em campo, as duas seleções fizeram um jogo travado, mas foram os dinamarqueses que levaram mais perigo, fazendo o goleiro Angus Gunn trabalhar e não deixar os mandantes aproveitarem seu bom fator casa, que fez eles vencerem a França recentemente em seus domínios.
Steve Clarke, técnico da Escócia, ao lado de Angus Gunn após o empate com a Dinamarca (Foto: Divulgação/ Federação Escocesa)
Na próxima rodada, os comandados de Brian Riemer, ex-auxiliar de Thomas Frank, hoje técnico do Tottenham, terão um desafio duríssimo: enfrentar a Grécia, no Georgios Karaiskakis. A Ethniki estreou nas eliminatórias goleando Belarus por 5 a 1, no mesmo estádio.