Em jogo “pegado”, Cruzeiro e Flamengo empatam sem gols no Maracanã | OneFootball

Em jogo “pegado”, Cruzeiro e Flamengo empatam sem gols no Maracanã | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·3 October 2025

Em jogo “pegado”, Cruzeiro e Flamengo empatam sem gols no Maracanã

Article image:Em jogo “pegado”, Cruzeiro e Flamengo empatam sem gols no Maracanã

Cruzeiro e Flamengo entraram em campo na noite desta quinta-feira (2), no Maracanã, para fazer o jogo mais esperado da 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo do líder contra o time que, até antes do início da rodada era o vice-líder, colocava à frente times intensos e de grandes duelos esperados.

Para a partida desta noite, Leonardo Jardim, técnico da Raposa, não contava com Wanderson, atacante que tido como peça fundamental do seu esquema, além de também não ter no banco Jonathan Jesus, ambos fora por questões médicas. A dúvida sobre quem assumiria o lugar de Wanderson foi sanada na escalação: Matheus Henrique começaria a partida como titular. Assim o Cruzeiro foi a campo:


OneFootball Videos


Article image:Em jogo “pegado”, Cruzeiro e Flamengo empatam sem gols no Maracanã

Primeiro tempo

Logo de início as dúvidas sobre como o Cruzeiro posicionaria seu time foram sanadas: Matheus Henrique começou realmente no lugar de Wanderson, atuando pelo lado esquerdo do time.

Como era de se esperar, Flamengo manteve a posse de bola e pressionava a saída do Cruzeiro com vários atletas. Com a bola no pé, o time, no ímpeto inicial, buscava fazer uma troca de passes rápidas buscando seus atacantes que variavam entre pontas e centroavante. O Flamengo deu o primeiro susto no Cruzeiro aos 5, quando Samuel Lino, sozinho, cabeceou pra pequena área e Arrascaeta não chegou a tempo para completar.

Logo depois de suportar a pressão inicial, Cruzeiro conseguiu ter mais chances de trabalhar a bola e viu o Flamengo usar de faltas duras para impedir a progressão e ter alguns jogadores até amarelados pelo árbitro Ramon Abatti Abel.

O Cruzeiro respondeu a marcação pesada feita pelo Flamengo, com mais chegadas e também com faltas táticas. Ramon, que não manteve o critério, acabou distribuindo cartões pra equipe celeste, em faltas que foram menos duras que as cometidas pelo Flamengo.

A pressão do Flamengo permaneceu com muita intensidade, apesar da defesa celeste se manter sólida diante do forte poderio ofensivo. Cássio pouco atuou em lances claros e foi mais exigidos em levantamentos na grande área.

A melhor oportunidade celeste veio já nos minutos finais, em transição rápida, a bola chegou dentro da área do Flamengo e Christian primeiro, depois Kaio Jorge, finalizaram a gol. A defesa do Flamengo, junto ao goleiro Rossi, conseguiram estourar a bola no que foi o melhor momento do Cruzeiro até o final. E nesse cenário, com o Flamengo tentando subir com muitos jogadores ao ataque, a partida foi encerrada com o placar em branco: Flamengo 0 a 0 Cruzeiro.

Segundo tempo

O segundo tempo começou sem alterações nas equipes. O Flamengo manteve o ritmo de pressionar o Cruzeiro no campo de defesa e manter a posse de bola, sempre procurando seus atacantes de lado de campo, principalmente Samuel Lino, que não fazia grande partida no Maracanã.

Para responder, o Cruzeiro utilizava a já conhecida transição rápida, muitas vezes com a bola longa buscando algum dos seus jogadores em profundidade. E foi numa dessas transições, que Kaio Jorge acionou Matheus Pereira, que chutou da entrada da grande área para uma boa defesa de Rossi.

Quando subiu a pressão, o Cruzeiro obrigou o goleiro adversário a fazer mais defesas, principalmente em finalizações de Kaio Jorge, sempre acionado na tentativa de achar as costas da defesa rubro-negra.

A primeira substituição veio por parte do Flamengo, com Bruno Henrique no lugar de Samuel Lino. A substituição deu mais profundidade ao Flamengo, que apostava ainda mais nas bolas pelos lados. Pelo lado do Cruzeiro, Matheus Pereira fazia uma partida excelente, sendo o principal articulador da equipe e achando ótimos passes para criar grandes chances.

Leonardo Jardim fez sua primeira alteração na equipe celeste apenas aos 34 minutos de jogo. Sinisterra, voltando de um tempo parado por conta de lesão, assumiu o lugar de Christian, no lado direito. Filipe Luis respondeu com Luiz Araújo e Pedro – nos lugares de Carrascal e Arrascaeta, respectivamente. Jardim, vendo a nova movimentação do Flamengo, acionou Gabigol para entrar em campo.

Mas antes mesmo da substituição que colocaria o camisa 9 em campo, William fez falta em Bruno Henrique e levou, novamente, o cartão amarelo, seu segundo, sendo expulso na sequência. O Cruzeiro chegava aos 39 minutos da etapa final com um jogador a mais e Jardim respondeu com duas mexidas a mais: além de Gabigol, Eduardo e Kauã Moraes também foram acionados, este último para fazer sua estreia com a camisa do Cruzeiro. Kaio Jorge, Matheus Pereira e Matheus Henrique foram os substituídos.

Com 5 minutos de acréscimo, o Cruzeiro apostava no contragolpe para tentar chegar ao ataque, enquanto o Flamengo se lançava e mantinha seu time quase todo no campo de ataque. Apesar da pressão, o Cruzeiro conseguiu se segurar e levar um ponto, bastante comemorado, para Belo Horizonte. Final de jogo: Flamengo 0 a 0 Cruzeiro.

O que vem por aí…

Agora o Cruzeiro se prepara para enfrentar o Sport, no próximo domingo (5), às 20h30, no Mineirão, em jogo válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

View publisher imprint