Gazeta Esportiva.com
·3 February 2026
Entenda como Rafinha, em pouco tempo, ajudou o São Paulo a buscar reação na temporada

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 February 2026

Novo gerente esportivo do São Paulo, Rafinha já tem feito a diferença mesmo em pouco tempo no clube. O ex-lateral direito completou uma semana no cargo na última segunda-feira e transformou o ambiente, sendo peça importante na reação do Tricolor nos últimos dois jogos.
O São Paulo vem de dois resultados importantíssimos que mudaram os rumos da equipe neste início de temporada. Primeiro, o desacreditado Tricolor bateu o Flamengo de virada, por 2 a 1, no Morumbis, na estreia do Campeonato Brasileiro. Em sequência, ganhou o clássico contra o Santos por 2 a 0, também em casa, e respirou no Paulista.
Rafinha chegou ao São Paulo com a função de ser o grande elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria. O ex-jogador tem participado ativamente do dia a dia do clube, frequentando treinos e jogos do São Paulo. Na partida contra o Flamengo, por exemplo, o gerente esportivo esteve no Morumbis e participou da preleção no vestiário, apoiando e acreditando na equipe.
“Tem que estar preparado! Tem que estar preparado! Vai até quando não puder mais, o treinador está aí! Se entrega, tem muita gente boa para jogar aqui. Se entrega, até o final! Todo mundo é importante aqui!”, incentivou Rafinha no círculo dos jogadores, em bastidores divulgados pelo clube nas redes sociais.

(Foto: Erico Leonan / São Paulo FC)
Na coletiva de apresentação, Rafinha também se colocou à disposição para ajudar o técnico Hernán Crespo caso fosse requisitado, mas também sabendo de seus limites como gerente esportivo. O argentino retribuiu o carinho do ex-jogador e destacou que o gerente vem sendo de grande ajuda, sobretudo por conhecer muitas das nuances do clube.
“Fico muito contente com a chegada dele, porque conhece muito bem todos os jogadores, todo o ambiente. É ainda um momento delicado, e ele ajuda muito no dia a dia, porque conhece muito bem todo mundo, os funcionários, ajuda todos. É um cara carismático, positivo. Fico muito feliz porque é um complemento que temos nesse momento”, destacou Crespo após a vitória sobre o Santos.
“Sabemos que ele pode vir me ajudar, que posso falar com ele, que temos aqui um cara com uma trajetória de jogador e experiências de vida parecidas [com a minha]. Podemos conversar e nos entender facilmente. Fico muito feliz. Devagar, a diretoria está voltando a ficar em ordem novamente”, completou.
Mesmo com pouquíssimo tempo no cargo de gerente esportivo, Rafinha já foi abraçado e muito exaltado pelos jogadores do São Paulo. Como presença constante no dia a dia, o ex-lateral tem sido de grande importância para recuperar a confiança do elenco, que vinha de péssimos resultados antes da reação nos últimos dois jogos.
“O Rafinha é um cara que dispensa comentários. É um amigo, um torcedor, que sempre fez muito pelo clube como atleta, e como dirigente, vai ser um cara que vai nos ajudar muito. Já tem nos ajudado, e dispensa comentários. Essa semana tem sido muito especial, porque essas duas vitórias nos trazem tranquilidade. A gente vinha numa crescente como time, mas era importante que viesse com os resultados. Isso traz mais tranquilidade para que a gente possa trabalhar, e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o goleiro Rafael.
Outro que rasgou elogios à Rafinha foi Marcos Antônio, que explicou que o novo gerente assumiu o papel de um líder em pouco tempo.
“Com toda certeza [se Rafinha vem fazendo a diferença]. O Rafa é um paizão, veio para poder nos ajudar, estamos muito felizes com a presença dele. É um líder, mesmo em um cargo acima do nosso, não como atleta. Temos total respeito pelo Rafa e agradecemos muito por ele estar aqui com a gente”, disse o meio-campista.
Com o incentivo de Rafinha, portanto, o São Paulo tem mais um clássico pela frente neste meio de semana. O Tricolor visita o Santos, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.








































