Coluna do Fla
·5 January 2026
Entenda os motivos de o Flamengo negociar Matías Viña em 2026

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·5 January 2026

O Flamengo acertou o empréstimo de Matías Viña junto ao River Plate (ARG) por uma temporada. Com três opções na lateral esquerda, o Rubro-Negro optou por negociar o uruguaio e, assim, manter Alex Sandro e Ayrton Lucas no elenco.
Além disso, Matías Viña também viu com ‘bons olhos’ uma saída do Flamengo. Isso porque, caso ficasse no clube, o uruguaio sabia que seguiria recebendo pouca minutagem em campo. Afinal, o titular da posição é Alex Sandro, jogador de Seleção Brasileira e homem de confiança de Filipe Luís.
Ayrton Lucas, por sua vez, possui a confiança e admiração do técnico Filipe Luís. Apesar das críticas de parte da torcida rubro-negra, o lateral sempre foi a segunda opção na posição para o comandante rubro-negro. Desse modo, o jogador é o nome ideal para revezar a vaga com Alex Sandro.
Após realizar os exames médicos, Matías Viña se apresentou ao River Plate na noite desse domingo (04). Assim, o uruguaio já está em San Martín de Los Andes, no sul da Argentina, cidade escolhida pelo time para pré-temporada.
Desse modo, Viña renderá 500 mil dólares (R$ 2,7 milhões) ao Flamengo. Além disso, caso o uruguaio jogue 50% das partidas em 2026, ativará a cláusula de obrigação de compra de 100% dos direitos do atleta, pelo valor de 5 milhões de dólares (R$ 27 milhões).
Na temporada 2025, Viña disputou apenas dez jogos com a camisa do Flamengo. Vale lembrar que, no Mundial de Clubes, o uruguaio não foi convocado pelo técnico Filipe Luís e, por isso, permaneceu no Rio de Janeiro.









































