Entenda por que Oscar ainda não rescindiu com o São Paulo | OneFootball

Entenda por que Oscar ainda não rescindiu com o São Paulo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·19 February 2026

Entenda por que Oscar ainda não rescindiu com o São Paulo

Article image:Entenda por que Oscar ainda não rescindiu com o São Paulo

A rescisão contratual do meio-campista Oscar virou uma espécie de “novela” no São Paulo. O jogador decidiu se aposentar no final do ano passado após o diagnóstico de síndrome vasovagal, mas algumas pendências financeiras cobradas pelo estafe do jogador ainda travam o negócio.

Conforme apurou a Gazeta Esportiva, os representantes do atleta e a diretoria do São Paulo esbarram em uma divergência de valores referente à luvas, comissões e direitos de imagem que o clube deve não só ao meio-campista, mas também ao seu empresário, Giuliano Bertolucci.


OneFootball Videos


Todos as pendências cobradas são referentes a 2025, ano em que Oscar defendeu a camisa tricolor. O jogador ainda teria valores a receber pelo tempo restante de contrato, uma vez que o vínculo com o clube era válido até o final de 2027. Tais quantias estavam inicialmente diluídas até o fim do contrato, mas com a rescisão em vista, o estafe passou a cobrá-los.

No entendimento de quem trabalha com o jogador, Oscar teria direito a cobrar os valores que receberia até o final do contrato. O meia, porém, deseja receber apenas pelo período em que chegou a atuar pelo clube, ou seja, até o fim de 2025. O São Paulo deseja pagar um valor proporcional ao tempo em que o atleta defendeu o clube, enquanto o estafe quer o montante de luvas, direitos de imagem e comissões em sua totalidade. Por isso a divergência entre as partes, que ainda buscam um consenso.

Veja também: 

Segundo soube a reportagem, os valores de luvas, direitos de imagem e comissão ao estafe do meia giram em torno de R$ 10 milhões. Oscar, vale lembrar, não recebe mais salários do São Paulo desde dezembro do ano passado.

As partes devem se reunir na próxima semana para fechar um acordo e concluir a rescisão de Oscar. A reportagem da Gazeta Esportiva ainda apurou que as tratativas são conduzidas de forma cordial por Bertolucci e Rui Costa, executivo de futebol do São Paulo.

“O São Paulo está procurando transformar essa rescisão do modo mais palatável possível. O São Paulo tem débitos com o Oscar. Não é só a rescisão, o clube tem uma questão que já devia, independente de questão de multa e outras coisas. O São Paulo está fazendo reuniões com os representantes do Oscar, eu participei da última reunião inclusive, a ideia me parece clara, de convergência de propostas. Agora, é um contrato que tem complexidades. Oscar nunca pediu para receber o contrato até o fim. Tentamos fazer com que a rescisão seja a menos onerosa possível para o clube”, disse Rui Costa em entrevista ao UOL.

Caso as partes não cheguem a um acordo pela rescisão, existe a possibilidade de uma judicialização do caso. No entanto, os representantes de Oscar e a diretoria do São Paulo entendem que isso não será necessário.

Article image:Entenda por que Oscar ainda não rescindiu com o São Paulo

Oscar – Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto / Saopaulofc.net

Relembre o caso Oscar

O São Paulo decidiu antecipar os testes de pré-temporada. No dia 11 de novembro de 2025, primeiro dia de exames, Oscar desmaiou quando já estava no fim da avaliação médica. O jogador passou mal em cima da bicicleta e foi prontamente atendido pela equipe que coordenava os exames.

O atleta foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein, onde teve detectada uma intercorrência com alterações cardiológicas. Ele passou por uma bateria de exames e, dois dias depois, teve constatado um quadro de síncope vasovagal. Após o caso, Oscar permaneceu em repouso domiciliar.

A fratura em três vértebras já havia mexido com o atleta, que sofreu uma dura queda e teve muitas dificuldades para se movimentar durante um bom tempo. Com o diagnóstico da síncope vasovagal, o sinal de alerta triplicou para Oscar, que decidiu encerrar a carreira para evitar problemas futuros.

Fora da temporada de 2025, a última partida de Oscar foi no dia 19 de julho, diante do Corinthians, quando sofreu uma fratura. O atleta disputou apenas 21 jogos desde o retorno ao clube tricolor, com dois gols e cinco assistências.

Por Tiago Salazar e Thais Bueno

View publisher imprint