Equipas portuguesas encaixam mais de 3 milhões por cederem jogadores a seleções | OneFootball

Equipas portuguesas encaixam mais de 3 milhões por cederem jogadores a seleções | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 April 2025

Equipas portuguesas encaixam mais de 3 milhões por cederem jogadores a seleções

Article image:Equipas portuguesas encaixam mais de 3 milhões por cederem jogadores a seleções

A UEFA anunciou, esta terça-feira, que vários clubes portugueses foram compensados financeiramente pela cedência de jogadores às seleções nacionais entre 2020 e 2024. O Benfica foi o clube nacional mais beneficiado, num grupo que inclui também emblemas fora dos campeonatos profissionais nacionais.

O período em causa abrangeu a fase final e de qualificação do Euro 2024, bem como duas edições da Nations League. No total, foram distribuídos €3.446.085,80 por 19 clubes portugueses. O Benfica lidera a lista com um valor a rondar os 1,3 milhões de euros, seguido pelo FC Porto, com 781 mil euros, e pelo Sporting, que recebeu cerca de 524 mil euros.


OneFootball Videos


Destaca-se ainda o facto de clubes que não disputaram campeonatos profissionais (entre 2020 e 2024), como o Marco e o Vianense, terem também sido contemplados, com verbas a rondar os 22 mil euros cada.

A nível internacional, os clubes ingleses foram os mais beneficiados, com um total de cerca de 46 milhões de euros, seguidos pelos clubes italianos (35 milhões) e alemães (30 milhões). O Manchester City foi o clube mais bem pago, recebendo uma verba a rondar os cinco milhões de euros.

No total, a UEFA distribuiu 233 milhões de euros, o maior montante de sempre neste âmbito. Ao todo, 901 clubes receberam compensações, sendo que os clubes portugueses receberam menos de 2 por cento do valor total distribuído.

View publisher imprint