Glorioso 1904
·17 November 2025
Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·17 November 2025

Há 64 anos que Portugal não via um jogador a conseguir um hat-trick na sua estreia a marcar. Esse 'jejum' foi quebrado na tarde de ontem, 16 de novembro, quando João Neves assinou os seus primeiros tentos certeiros com a camisola das quinas, um registo que apenas três atletas tinham conseguido antes.
Assim, segundo revelou o jornal Record, a antiga estrela da formação do Benfica passou a ser o quarto futebolista a marcar três ou mais golos no seu primeiro jogo como marcador da seleção nacional. A última vez que isso tinha acontecido foi há mais de seis décadas atrás, no século XX.
Antes de João Neves - que reagiu ao feito - houve três atletas que marcaram três tentos na sua estreia a marcar. O primeiro registo remonta a 1928, quando Valdemar Mota, futebolista do Porto, ajudou a seleção nacional a derrotar a Itália por 4-2, apontado três do quatro tentos da equipa das quinas.
Quase três décadas mais tarde, em 1957, a história voltou a repetir-se, desta vez com a autoria de Francisco Palmeiro. O médio-direito do Benfica assinou um hat-trick na sua estreia absoluta por Portugal, na vitória frente à Espanha, por 3-1. Quatro anos mais tarde, em 1961, Iaúca também colocou o seu nome na história. O atacante do Belenenses apontou três tentos, em 12 minutos, na goleada ao Luxemburgo (6-0).
João Neves coloca assim o seu nome na história da seleção nacional. Na presente temporada, o antigo médio do Benfica - avaliado em 90 milhões de euros - realizou até ao momento oito duelos com a camisola do PSG: seis na Ligue 1 e dois na Liga dos Campeões. Nos 458 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional português carimbou cinco golos.









































