Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos | OneFootball

Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·17 November 2025

Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos

Article image:Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos

Há 64 anos que Portugal não via um jogador a conseguir um hat-trick na sua estreia a marcar. Esse 'jejum' foi quebrado na tarde de ontem, 16 de novembro, quando João Neves assinou os seus primeiros tentos certeiros com a camisola das quinas, um registo que apenas três atletas tinham conseguido antes.

Assim, segundo revelou o jornal Record, a antiga estrela da formação do Benfica passou a ser o quarto futebolista a marcar três ou mais golos no seu primeiro jogo como marcador da seleção nacional. A última vez que isso tinha acontecido foi há mais de seis décadas atrás, no século XX.


OneFootball Videos


Antes de João Neves - que reagiu ao feito - houve três atletas que marcaram três tentos na sua estreia a marcar. O primeiro registo remonta a 1928, quando Valdemar Mota, futebolista do Porto, ajudou a seleção nacional a derrotar a Itália por 4-2, apontado três do quatro tentos da equipa das quinas.

Quase três décadas mais tarde, em 1957, a história voltou a repetir-se, desta vez com a autoria de Francisco Palmeiro. O médio-direito do Benfica assinou um hat-trick na sua estreia absoluta por Portugal, na vitória frente à Espanha, por 3-1. Quatro anos mais tarde, em 1961, Iaúca também colocou o seu nome na história. O atacante do Belenenses apontou três tentos, em 12 minutos, na goleada ao Luxemburgo (6-0).

João Neves coloca assim o seu nome na história da seleção nacional. Na presente temporada, o antigo médio do Benfica - avaliado em 90 milhões de euros - realizou até ao momento oito duelos com a camisola do PSG: seis na Ligue 1 e dois na Liga dos Campeões. Nos 458 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional português carimbou cinco golos.

View publisher imprint