Esporte News Mundo
·18 September 2025
Ex-Corinthians e Seleção anuncia aposentadoria do futebol: “Chegou o momento”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 September 2025
— Continua depois da publicidade —
Quatro meses após rescindir seu contrato com o Fluminense, Renato Augusto anunciou o fim de sua carreira como jogador, aos 37 anos.
Em entrevista ao programa Abre Aspas, do GE, o ex-meia falou sobre a decisão:
“Chegou o momento mesmo de dar um adeus. Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai “full time”, voltar a ser marido “full time”. Chegou o momento de pendurar as chuteiras”, disse o ex-Corinthians.
Durante a conversa, Renato Augusto comentou que recebeu convites para dirigir equipes, mas que não pensa nisso por agora. Segundo ele, no momento, é hora de dar atenção à família:
“Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto pra parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais. Mas eu acho que nesse momento, primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida. E realmente começar uma nova vida”, relatou o ex-meia.
O ex-jogador da Seleção Brasileira planeja retomar o curso da Licença B, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele havia dado início aos estudos, mas teve que parar por conta dos compromissos enquanto era jogador.
Revelado pelo Flamengo, Renato jogou pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, Corinthians, Beijing Guoan, da China, e Fluminense.
Como jogador, conquistou uma Copa do Brasil, duas edições do Campeonato Carioca, um Paulistão, duas Recopa Sul-Americana, um Brasileirão e uma Copa da China.
Pela Seleção, venceu o Ouro Olímpico em 2016. Na equipe principal, fez 33 partidas, marcando seis gols.