Central do Timão
·9 January 2026
Executivo de futebol confirma contratação de zagueiro e detalha estratégia do Corinthians no mercado

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·9 January 2026

Durante sua apresentação no CT Dr. Joaquim Grava, Marcelo Paz, novo executivo de futebol do Corinthians, confirmou o primeiro reforço do clube para a temporada 2026. Trata-se do zagueiro Gabriel Paulista, que já está em São Paulo e deve marcar presença na Neo Química Arena para acompanhar a estreia do Timão no Campeonato Paulista.
“O que eu vejo de oferta de atletas de grandes nomes que querem vir para cá, que fazem o esforço para vir para cá. Tem o caso do Gabriel Paulista, que hoje já fez exame médico, e muito em breve, seguindo todo o trâmite do clube, superando os exames médicos, vai ser anunciado, deve estar domingo lá na Arena. Então tem mais um motivo para estar domingo lá conosco.”, disse em entrevista coletiva.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“Um atleta que fez todo o esforço para vir para cá, que ganhou um monte de dinheiro para vir para cá, que veio como agente livre, e tem muita gente que quer fazer esse mesmo movimento porque a marca é muito forte, é uma de Libertadores, de Copa do Mundo”, continuou.
Aos 35 anos, Gabriel Paulista rescindiu contrato com o Besiktas, da Turquia, e chega ao Parque São Jorge com vasta experiência internacional, acumulada em passagens pelo futebol espanhol e inglês. Embora seja, até o momento, o único reforço encaminhado, Marcelo Paz destacou que o Corinthians precisará agir com cautela no mercado, respeitando limites financeiros e apostando na força da marca do clube como diferencial.
“Os jogadores querem estar no Corinthians para ter uma projeção também para as suas seleções, não só Brasileira. Com criatividade, com qualidade, sem fazer loucura financeira dentro do orçamento que foi dado e dentro do que a reestruturação financeira do clube permite.”, apontou o executivo.
“Eu já tive muitas reuniões com o Dorival, com o Renan (Bloise, gerente de scout), mas também tive algumas reuniões com as pessoas do departamento financeiro, para que estejamos alinhados, passo a passo, cada contratação, movimento, para poder honrar com seus compromissos. E a compreensão do Dorival, que a gente vai formar o elenco nesse formato. O Dorival é um profissional experiente, uma alegria trabalhar com ele, que entende que esse é o caminho e está nos ajudando também nesse papel”, prosseguiu.
Com o encerramento do transfer ban nesta sexta-feira, após notificação formal do Santos Laguna, do México, à Fifa, o Corinthians passa a ter mais liberdade para avançar na janela de transferências. O executivo reconheceu que o elenco ainda apresenta carências e reforçou que o planejamento segue condicionado ao cenário financeiro do clube.
“O time tem necessidades de mercado. Temos um bom time, mas temos que ter um elenco mais robusto. Conversamos isso com o Dorival desde o primeiro dia. Junto com o Renan, a gente vem trabalhando a questão de mercado para qualificar, para ter pelo menos dois jogadores por posição que possam jogar qualquer jogo. Vamos ter que trabalhar com muita criatividade. A gente sabe que hoje estamos em uma reestruturação financeira. O presidente Osmar (Stabile) me chamou também para isso, para trabalhar nessa reestruturação financeira, e o futebol é o carro-chefe de qualquer clube. Não faremos loucuras financeiras. E foram essas loucuras financeiras que trouxeram (a crise financeira). A marca é muito forte.”, afirmou.
Entre os setores considerados prioritários, Marcelo Paz apontou a lateral direita. Atualmente, Matheuzinho é o único jogador do elenco profissional na posição, após a saída de Fagner e com João Vitor Jacaré tendo poucas atuações no time principal. O dirigente também negou que haja negociação em andamento pelo lateral Santiago Arias, que deixou o Bahia ao fim da última temporada.
“Lateral direita é uma necessidade, porque só tem o Matheuzinho, que é um grande jogador, está em uma fase espetacular. Mas tem que ter alguém para revezar com ele. O (Santiago) Arias é um nome que foi falado, mas não há uma negociação em curso. Está livre, terminou lá no Bahia, a gente conhece o jogador, todos nós do departamento de futebol conhecemos, mas não tem uma negociação em curso no momento”, disse.
O executivo também ressaltou a busca por atletas de velocidade para o setor ofensivo, citando opções já presentes no elenco, mas reconhecendo a carência na função.
“Temos a necessidade sim de velocistas, temos a necessidade de jogadores pelo lado do campo. É o Dieguinho que eu acho um excelente jogador, uma promessa que eu acredito que esse ano vai deslanchar bastante. O Vitinho também joga pelo lado, às vezes mais por dentro, mas há uma necessidade de jogadores nessa função. Estamos trabalhando dentro do mercado”, completou.
Por fim, Marcelo Paz confirmou que o Corinthians monitorou dois nomes recentemente: Luis Mandaca, volante do Juventude formado nas categorias de base do clube, e Dieguinho, meio-campista do Ceará.
“São dois jogadores que a gente conhece e acompanha, fizeram uma Série A bem interessante. Mandaca, que inclusive é cria do Corinthians. Saiu aqui do terrão. Já vem no Juventude há alguns anos. O Dieguinho jogou no Goiás, jogava como lateral-direito. No Ceará, mais com o volante. Fez um bom trabalho também. A gente está observando o mercado, são possibilidades mais amplas, mas são nomes que se observam e que eventualmente possam ter algum tipo de negociação que, não necessariamente agora, esteja tendo negociação de preço”, concluiu.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































