Filipe Luís vence prêmio de melhor técnico da América | OneFootball

Filipe Luís vence prêmio de melhor técnico da América | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·31 December 2025

Filipe Luís vence prêmio de melhor técnico da América

Article image:Filipe Luís vence prêmio de melhor técnico da América

Na mesma votação que premiou Arrascaeta como Rei da América, nesta quarta-feira (31), desbancando Lionel Messi, Filipe Luís foi eleito o melhor técnico do continente. O pleito é realizado pelo tradicional jornal El País, do Uruguai, e premiou o técnico do Flamengo pela primeira vez — com menos de um ano e meio de carreira.

O principal concorrente ao prêmio de Filipe Luís era Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai, mas o resultado foi uma votação acachapante para o treinador do Flamengo. No total, o ex-lateral recebeu 191 de 264 votos possíveis, totalizando 72% da preferência geral.


OneFootball Videos


Alfaro ficou na segunda colocação, com 23 votos (8,7%), enquanto a terceira colocação ficou com o treinador Gustavo Costas, do Racing. Curiosamente, este último foi eliminado justamente pelo Flamengo na Libertadores, na fase de quartas de final.

A coroação de Filipe Luís chega após um ano em que conquistou quatro títulos, justamente em sua primeira temporada inteira como profissional. O ano começou com a taça da Supercopa do Brasil, sobre o Botafogo, seguido pelo Carioca em cima do Fluminense.

Depois, em duas disputas diretas com o Palmeiras, chegou a coroação do ano: primeiro, veio o título da Libertadores em Lima, na final contra a equipe paulista. Depois, o Mais Querido assegurou a taça do Brasileirão e relegou o rival à segunda posição.

O fim do ano ainda reservou uma novela e tanto pela renovação de contrato do técnico, que acabou fechando com o Flamengo até 2027 — último ano da gestão Bap.

Arrascaeta vence prêmio de Rei da América

Realizada desde 1986, a tradicional votação do El País reúne jornalistas de toda a América e inclui apenas jogadores de equipes do continente, naturalmente. E, entre os atletas, o prêmio também ficou com o Flamengo: Arrascaeta foi eleito o Rei da América pela primeira vez na carreira.

Para conquistar o prêmio, o camisa 10 do Flamengo precisou superar ninguém menos que Lionel Messi, dono de temporada arrasadora pelo Inter Miami. O argentino terminou com 43 gols e 26 assistências em 49 partidas, o suficiente para levar o clube ao inédito título da MLS e ser eleito o melhor jogador da competição.

Arrascaeta, por sua vez, fechou a temporada com 25 gols e 20 assistências em 64 jogos, temporada mais artilheira da carreira, e os quatro títulos citados acima. O Flamengo ainda erguei as taças de Dérbi das Américas e Challenger Cup, títulos simbólicos dados na caminhada à final da Copa Intercontinental, contra o PSG.

View publisher imprint