MundoBola Flamengo
·2 November 2025
Flamengo empilha chutes de fora e Filipe Luís explica estratégia incomum

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2 November 2025

O Flamengo voltou a marcar um gol de falta direta após sete meses, com Arrascaeta, e tem arriscado mais finalizações de fora da área. Em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, o técnico Filipe Luís foi questionado se essa é uma cobrança sua ou uma característica que parte dos próprios atletas.
O comandante rubro-negro explicou que a estratégia, especialmente dos chutes de longa distância, é uma leitura conjunta de oportunidade, citando especificamente o espaço cedido pelo Sport.
"Sobre o chute de fora da área, eu penso muito, primeiro, como você falou, nas características dos jogadores que estão no campo. Tem uns que são mais chutadores que outros", iniciou Filipe Luís, antes de focar no adversário.
"E principalmente [penso] nos espaços que o adversário deixa para que você chute. E uma das coisas que o Sport deixa esse espaço na frente da área, muitas vezes, para que você chute. Foi assim que o Fortaleza fez gol neles e alguns outros times tiveram possibilidades. O São Paulo fez gol neles também, assim, de fora da área, de rebote", analisou o treinador.
Segundo Filipe, com o espaço aparecendo, a tendência é que os jogadores se sintam mais à vontade para arriscar. "Então, isso acaba acontecendo naturalmente e os jogadores sentem mais confiança para chutar. Eles treinam chute todas as semanas", completou.
Se os chutes de longe são treinados semanalmente, o mesmo não acontece com as cobranças de falta, como admitiu o técnico. "Faltas nem sempre, [com] uma sequência de jogos não."
Filipe Luís aproveitou o tema para desmistificar a pressão por "secas" de determinados tipos de gol, como o de falta, que não saía desde o gol de Arrascaeta. Para o treinador, o importante é que o time tenha repertório, mesmo que os gols não saiam de todas as formas em todas as partidas.
"Passam dois meses, ou três, quatro meses e vocês falam, 'poxa, mas faz tempo que não faz gol de fora da área'. Ou 'faz tempo que não faz gol de falta'. Não dá para fazer gol de todos os tipos, todos os jogos. Os gols vão se revezando", destacou.
O comandante concluiu reforçando que o mais importante é ter atletas capazes de decidir, independentemente da origem do gol. "Muitas vezes, o importante é que temos capacidade para fazê-los com jogadores determinantes como temos", concluiu.
O Flamengo de Filipe Luís volta a campo nesta quarta-feira (5), contra o São Paulo. O time paulista mandará a partida na Vila Belmiro, em Santos. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília).









































