MundoBola Flamengo
·20 November 2025
Flamengo perde posto de melhor defesa do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 November 2025

Sem Léo Ortiz em campo, o Flamengo viu a solidez defensiva despencar no Brasileirão. Com sete gols sofridos nos últimos quatro jogos, o Rubro-Negro chegou a 23 no campeonato e perdeu o posto de melhor defesa para o Cruzeiro, que sofreu um tento a menos. E o time mineiro tem 33 jogos, contra 34 do Mais Querido.
O revés mais recente veio nesta última quarta-feira (19), em derrota de 2 a 1 para o Fluminense. Após sofrer um golaço de Lucho Acosta, em lance de rara felicidade, a defesa falhou de forma generalizada e entregou o segundo gol a Serna. Jorginho até diminuiu de pênalti, no segundo tempo, mas já era tarde para a reação.
Depois de permanecer praticamente todo o campeonato com a melhor defesa, o Flamengo viu o rendimento despencar justamente após Léo Ortiz começar a sofrer com problemas físicos. Desde o jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, o zagueiro sente dores no tornozelo e não tem condições ideais de jogo.
Ortiz ainda participou da partida de volta contra o Racing, decisiva para levar o Flamengo à final da Libertadores, mas também sentiu dores e não voltou a jogar desde então. De lá para cá, o Flamengo enfrentou Sport (duas vezes), São Paulo, Santos e Fluminense.
Desses cinco jogos sem Ortiz, o Flamengo só não foi vazado em um: contra o Sport, no Maracanã, em vitória por 3 a 0. De resto, não apenas foi vazado, como também sofreu mais de um gol em três dos quatro jogos. Até contra o Santos, em que tinha outro 3 a 0 no placar, o time se deixou levar e sofreu dois no fim.
1º/11- Flamengo 3x0 Sport5/11 - São Paulo 2x2 Flamengo9/11 - Flamengo 3x2 Santos15/11 - Sport 1x5 Flamengo19/11 - Fluminense 2x1 Flamengo
Ou seja, o Flamengo não sabe o que é sair de um jogo sem levar gols há quatro partidas, sendo que foi vazado mais de uma vez em três de quatro vezes. Neste intervalo, Léo Pereira, Danilo e João Victor foram os escolhidos para compor a zaga.
Considerando o primeiro momento de saída do jogador, contra o Palmeiras, o Flamengo jogou sete vezes desde então — e sofreu dez gols. Vale repetir, porém, que o zagueiro voltou a campo no duelo de volta contra o Racing, na Libertadores, e atuou durante os 90 minutos.
Agora, Léo Ortiz vem sendo preparado para estar no máximo possível de suas condições para a final da Libertadores, no dia 29 de novembro, contra o Palmeiras. Até lá, o Flamengo ainda encara Red Bull Bragantino e Atlético-MG, ambos pelo Brasileirão, e a tendência é que o defensor volte para ganhar minutos.
O primeiro desses duelos está marcado para este sábado, reunindo o líder Flamengo e o oitavo colocado, Red Bull Bragantino — que ainda sonha com uma vaga na Libertadores do ano que vem. O duelo, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, acontece no Maracanã; a bola está marcada para rolar a partir de 21h30 (horário de Brasília).









































