MundoBola
·5 February 2026
Flamengo quer usar pressão em Filipe Luís para quebrar paradigma no futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·5 February 2026

Filipe Luís conquistou muito pelo Flamengo em 2025, mas, mesmo assim, sofre muita pressão com o péssimo início de 2026.
Já são quatro jogos sem vencer, com três derrotas seguidas - o que não acontecia desde 2023 - e um empate. Mas o Flamengo pretende usar isso para quebrar um paradigma no futebol brasileiro.
No Brasil, historicamente, e pressão da torcida sobre os técnicos resulta na demissão em pouco tempo. Turbulências e má fases costumam ser fatais para os treinadores, que não conseguem se sustentar no cargo.
Mas o Mengão quer fazer o caminho inverso. De acordo com a jornalista Raisa Simplicio, o Departamento de Futebol do Flamengo não vê pressão em Filipe Luís, ao menos, internamente, e uma possível demissão sequer está em pauta.
Não existe risco de demissão, algo que o próprio Filipe Luís chegou a ser questionado na última coletiva pós-jogo.
O Flamengo, atualmente, trabalha com a ideia de que nenhuma pressão atrapalhe o trabalho do treinador e seu dia a dia.
Para José Boto, um técnico de futebol precisa de tempo e de um trabalho de longo prazo para alcançar bons frutos, e uma fase ruim está longe de ser suficiente para causar uma demissão.
O lusitano se opõe a facilidade com que se demitem técnicos no futebol brasileiro e tem o desejo de quebrar esse paradigma.
Para isso, ele pretende usar a pressão dos torcedores para bancar um treinador e ajudar o clube a passar por cima das turbulências.
Após o empate por 1 a 1 com o Internacional, com mais uma atuação decepcionante da equipe, o Flamengo de Filipe Luís busca a volta por cima no Carioca, Brasileirão e Recopa, torneios dos próximos jogos do time.
Em busca de uma vaga no mata-mata do Estadual, o time enfrenta o Sampaio Corrêa, no sábado (7), buscando uma remontada. Em seguida, o clube visita o Vitória, que atravessa má fase, para tentar aproveitar e voltar aos trilhos.
Na sequência, o clube vai até a Argentina jogar a ida da Recopa, contra o Lanús, tentando o primeiro caneco da temporada após o vice na Supercopa.
Os desafios serão grandes, mas o Flamengo de Filipe Luís tem condições de dar a volta por cima nos próximos jogos.








































