Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era | OneFootball

Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Blog do São Paulo

Blog do São Paulo

·23 January 2026

Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era

Article image:Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc


OneFootball Videos


Article image:Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era

Ídolo dá adeus ao São Paulo e encerra mais uma era

Fim de uma era: Muricy Ramalho entrega o cargo e deixa o São Paulo em meio a crise institucional

O São Paulo Futebol Clube vive um dos momentos mais conturbados de sua história recente. Nesta sexta-feira (23), o coordenador de futebol Muricy Ramalho confirmou sua saída do clube, interrompendo um ciclo iniciado em 2021. A decisão, que vinha sendo maturada desde o início de janeiro, foi motivada por um misto de insatisfação com a deterioração do ambiente político no Morumbi e problemas de saúde que afastaram o dirigente das atividades presenciais nas últimas semanas. Com contrato originalmente previsto até o fim de 2026, Muricy optou por antecipar o adeus ao entender que o cenário interno se tornou “insustentável”.

A debandada do ídolo ocorre em um vácuo de poder e credibilidade na gestão de Julio Casares. Nos bastidores, relata-se que Muricy estava profundamente incomodado com as denúncias de corrupção e as crises políticas que “sangram” o clube diariamente, além dos resultados negativos dentro de campo, como a derrota na estreia do Paulistão. Conhecido por sua integridade e por ser o “escudo” do vestiário, o coordenador sentiu que não conseguia mais exercer sua função de blindagem diante do caos institucional que tomou conta da Barra Funda.

Além do desgaste político, o fator físico foi determinante para o desligamento. O ex-treinador passou recentemente por procedimentos cirúrgicos para a retirada de pedras nos rins e tem outras intervenções planejadas para o curto prazo, incluindo uma prótese no joelho. Amigos próximos afirmam que Muricy priorizará sua recuperação total longe das pressões cotidianas do futebol, encerrando uma passagem marcada pelo título do Paulistão 2021 e da Copa do Brasil 2023, conquistas que tiraram o clube de longos jejuns.

Com a saída oficializada, o São Paulo já começa a desenhar o futuro de seu departamento de futebol. O nome mais forte para assumir uma função de liderança e representatividade junto ao elenco é o de Rafinha. O ex-lateral e capitão, que goza de enorme prestígio com o grupo de jogadores e com a torcida, é visto pela diretoria como a peça ideal para tentar manter o mínimo de ordem no vestiário enquanto o clube tenta resolver suas disputas estatutárias e jurídicas.

View publisher imprint