Zerozero
·7 February 2026
José Mourinho e o Clássico: «Seria melhor que o primeiro classificado perdesse»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 February 2026

Depois do empate em Tondela, o Benfica defronta o Alverca este domingo, às 20h30, no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa de antevisão, realizada este sábado, o treinador encarnado, José Mourinho, analisou o adversário, fez o ponto de situação dos jogadores lesionados e projetou o Clássico de segunda-feira.
Que adversário espera encontrar?: «Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz. A jogar para não perder, bem organizado, a dificultar uma equipa que quer ganhar. É uma equipa que tem a tranquilidade dos pontos e que joga com qualidade. Depois do último resultado só a vitória interessa e é o único resultado que nos pode fazer entusiasmar com o clássico de segunda-feira. Sem a vitória aqui, o clássico não nos interessa. Quanto ao estado do relvado, penso que se há campo onde se vai poder jogar é o Estádio da Luz.»
Regresso de Lukebakio: «Amanhã não, mas na próxima semana com jogo na sexta-feira, talvez, deve estar ali no limite entre o sim e o não. Na semana seguinte, se o processo estiver a correr normalmente, é um sim. Agora é uma questão de treinar e de se sentir bem.»
Contas do título: «Eu sou assim, se quiser rir pode rir, mas no outro dia quando fizemos o terceiro frente ao Estrela da Amadora, os meus colegas festejaram e eu não. Sou pragmático. Quando lutava por campeonatos dizia que só quando está matematicamente resolvido é que descanso e enquanto for matematicamente possível eu acredito.»
Rafa: «Aqui todos têm motivação para treinar. Sempre foi a minha intenção criar treinos motivadores e ele também está motivado como todos. Já fez dois jogos e com o passar do tempo vai ter mais minutos nas pernas e amanhã vai jogar.»
Clássico: «O meu trabalho é ganhar amanhã. O nosso foco e também dos adeptos tem de ser ganhar ao Alverca. Nós, todos motivados, a puxar pelo estádio, é fundamental ganhar. Se me perguntasse o que eu preferia no clássico, sem olhar para nomes de clubes, seria melhor que o primeiro classificado perdesse.»
Estado físico de Dedic: «Não está bem. Não podemos dizer que está lesionado, mas precisa de ser gerido com pinças. É um jogador que não tem alternativa para alguns jogos como foi frente ao Real Madrid, mas conseguimos geri-lo com o Tondela.»
Situação dos mais jovens: «É sempre preciso que alguém os meta lá dentro e lhes dê esse primeiro passo. Analisamos ao detalhe individual: cansaço, tempo de utilização... O José Neto já jogou na equipa principal, na B, na Youth League. Estes miúdos têm de ser geridos. Ainda esta semana fizemos um estudo a estes miúdos porque têm de ser geridos com pinças. Sobre contratos, há umas semanas o Benfica foi criticado por não lhes ter oferecido contrato profissional, mas o Benfica não o fez porque não pode, porque eles não têm 18 anos. O importante é que o Benfica tem controlo sobre a situação e os miúdos querem cá ficar.»
Falta de Ríos: «Sinto falta de todos. Uma coisa é ter Prestianni e Schjelderup, outra é ter esses, Lukebakio, Bruma, só para dar o exemplo dos extremos. Eu prefiro ter sempre todos. Sobre o Ríos, é um jogador único, mas temos jogado muito bem com os jogadores que temos utilizado. Estou contente. Só não estou contente com o empate em Tondela. Quando volta? Não me surpreendia se o Ríos estivesse no segundo jogo com o Real Madrid. Na primeira mão parece-me prematuro.»
Live


Live


Live


Live


Live


Live


Live


Live


























