Leonino
·20 January 2026
'L’Équipe' dá destaque a figura chave do Sporting: "Nunca saboreou a elite como jogador"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·20 January 2026

Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG, em Alvalade. A publicação francesa foi ouvir quem privou com o técnico leonino enquanto jogador. O jornal sublinha que o treinador - que conta com várias baixas para o duelo com o PSG - nunca chegou à elite enquanto futebolista.
"Nunca saboreou a elite como jogador", escreve, contrastando o percurso discreto nas quatro linhas com o estatuto atual do técnico. Aos 44 anos, é apresentado como o homem forte do Sporting, depois de ter conduzido os leões à dobradinha na época passada, um feito que o clube não alcançava desde 2002.
Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, reforça a ideia de que o perfil de líder já era visível nos tempos de jogador. "O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas", recorda ao diário desportivo. O dirigente destaca ainda traços que se mantêm intactos: "Era um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo uma pessoa muito positiva".
Segundo o L’Équipe, a chegada de Rui Borges a Alvalade não foi isenta de desconfiança. Numa fase inicial, o treinador optou por adaptar o modelo, utilizando três centrais, num esquema mais próximo daquele que Ruben Amorim havia implementado. "Voltou ao seu sistema esta época", sublinham, apontando os resultados como prova da aposta certa.
Com um estilo de jogo atrativo e números expressivos, os "50 golos marcados em 18 jogos do campeonato", Rui Borges já deixou marca também na Europa, com três vitórias consecutivas em casa na Liga dos Campeões: "Trabalhou toda a carreira para um projeto como o do Sporting e não tenho dúvidas de que continuará a ter sucesso e chegará ao topo", disse Carlos Correia.









































