Zerozero
·3 December 2025
Mbappé solta o génio em Bilbau e o Real não larga o Barça

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 December 2025

A grande entrada facilitou, o Athletic ainda respondeu bem, mas a superioridade técnica e qualitativa do ataque merengue - guiado por um Mbappé a nível altíssimo - falou mais alto e o Real saiu do País Basco com uma vitória por 0-3. Os madrilenos não largam o Barcelona na liderança da La Liga.
O Real entrava para esta jornada pressionado, depois da vitória do líder Barcelona no Clássico com o Atlético Madrid (3-1), visitando a sempre difícil casa do Athletic Bilbao.
Os merengues entraram a todo o gás e nos primeiros cinco minutos mostraram para o que vinham, com duas grandes chances de Vini Jr., acabando por inaugurar mesmo o marcador logo aos 6': Mbappé arrancou pela meia esquerda, driblou dois defesas, um deles ficando mesmo no chão, e rematou fortíssimo fora da área para o 0-1.
Os bascos estavam claramente nervosos com bola no arranque de jogo e iam facilitando a recuperação dos madrilenos. Os comandados de Xabi Alonso iam aproveitando e dominando o meio campo, mas com o passar do tempo o Athletic começou a soltar-se mais, especialmente pelas alas, com Berenguer e Nico Williams. A partir daí, a defesa do Real ficou em sentido e viram mesmo Courtois ser obrigado a fazer defesa monstruosa a remate de Berenguer, na esquerda da área, à meia hora de jogo.
Contudo, o Real aguentou essa pressão e foi conseguindo contrariar essa pressão basca ao gerir melhor a posse de bola no seu ataque. Acabou por ser paciente e, aos 42', foi feliz, numa jogada de nível altíssimo, onde Alexander-Arnold cruzou na direita da área, Mbappé surgiu ao segundo poste a amortecer de cabeça para o outro poste e, aí, Camavinga encostou para o 0-2.
O Athletic até regressou bem dos balneários e a sua verticalidade e remate de meia distância deixaram o Real novamente em sentido. Os de Madrid sabiam que não se podiam desconcentrar defensivamente e Courtois foi segurando a equipa. Aos 59', Mbappé colocou água na fervura, recebeu na meia esquerda e rematou em jeito para mais um golaço. O francês enfatizava a grande época goleadora e dava um «murro no estômago» aos bascos.
Com o 0-3, os comandados de Ernesto Valverde foram claramente abaixo animicamente e isso facilitou o jogo ao Real Madrid, que foi gerindo bem com bola e acabaram por conseguir os tão desejados três pontos. Com este resultado, o Real volta a colar-se ao rival e líder Barcelona.
Live









































