MP revoga punição e Gaviões é liberada para voltar aos estádios | OneFootball

MP revoga punição e Gaviões é liberada para voltar aos estádios | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·23 January 2026

MP revoga punição e Gaviões é liberada para voltar aos estádios

Article image:MP revoga punição e Gaviões é liberada para voltar aos estádios

A Gaviões da Fiel está liberada para voltar aos estádios em São Paulo. Nesta sexta-feira, o Ministério Público revogou a punição aplicada em novembro de 2025, e a Federação Paulista de Futebol acatou a decisão, liberando a organizada do Corinthians para retornar às praças esportivas.

A punição, publicada na Portaria nº 214 da FPF em novembro, havia proibido a Gaviões da Fiel de frequentar os estádios até o fim de 2026. No entanto, a medida permaneceu em vigor por pouco mais de dois meses, tendo apenas duas exeções: a semifinal e a final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro e o Vasco, respectivamente.


OneFootball Videos


Os principais torcedores organizados do Corinthians estavam banidos dos estádios em razão de uma briga entre a Gaviões e a Independente, principal organizada do São Paulo, após o Majestoso disputado no último Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que a Gaviões também havia sido punida após a decisão do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras.

Gaviões celebra

A assessoria da Gaviões celebrou a decisão do Ministério Público e afirmou que “segue à disposição dos órgãos competentes, mantendo uma postura transparente, responsável e comprometida com o fortalecimento das políticas de segurança nos estádio”.

Além disso, a organizada agradeceu ao departamento jurídico e a todas as autoridades que contribuíram para a revogação da medida.

“Esse resultado é fruto do trabalho responsável e incansável da diretoria do Gaviões da Fiel, do nosso departamento jurídico, na pessoa do Dr. Edson Roberto Baptista de Oliveira, e também do diálogo institucional com o Ministério Público, representado pelos Promotores de Justiça Roberto Bacal e Daniela Hashimoto, que contribuíram de forma decisiva para este desfecho”, disse a organizada em nota publicada nas redes sociais.

“Agradecemos, ainda, ao 2º Batalhão da Polícia Militar, especialmente aos Majores Arcanjo e Zaccaro, à Polícia Civil, por meio do Dr. Cesar Saad (DRADE), ao Sport Club Corinthians Paulista, à Federação Paulista de Futebol e a todas as autoridades que, de maneira responsável e colaborativa, contribuíram para a revogação da medida”, completou.

Leia a revogação da FPF completa

PORTARIA FPF – Nº 024/26, DE 23 DE JANEIRO DE 2026. MAURO SILVA, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições legais e regimentais. CONSIDERANDO os termos do Ofício JECRIM nº 003/2026, datado de 22 de janeiro de 2026, expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – Juizado Especial Criminal da Capital, por meio do qual a Promotoria do Juizado Especial Criminal Central recomenda a liberação das presença da seguinte torcida organizada: “GRÊMIO GAVIÕES DA FIEL TORCIDA FORÇA INDEPENDENTE” nos estádios de futebol do Estado de São Paulo CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol. INFORMA: A revogação da Portaria nº. 214/2025, autorizando assim a entrada da Torcida Organizada “GRÊMIO GAVIÕES DA FIEL TORCIDA FORÇA INDEPENDENTE”, da cidade de São Paulo, vinculada ao Sport Club Corinthians Paulista, devidamente caracterizada, ou seja, utilizando-se de 7 (sete) instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão, podendo ser ampliada ou restringida a liberação de tais objetos, indumentarias e demais acessórios a critério da Polícia Militar, a contar desta data. A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Portaria. Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.

View publisher imprint