Jogada10
·26 November 2025
Nova lesão de Neymar deixa futuro em aberto no Santos e longe da Copa

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·26 November 2025

O retorno de Neymar ao Santos caminha para um desfecho melancólico em seu primeiro ano. Após sofrer uma lesão no menisco do joelho esquerdo, o atacante dificilmente terá condições de voltar a campo nas três partidas restantes do Campeonato Brasileiro. O que coloca em dúvida tanto sua permanência no clube quanto a preparação visando a Copa do Mundo de 2026.
O problema foi sentido no duelo contra o Mirassol. Mesmo com dores ainda no primeiro tempo, Neymar permaneceu em campo durante os 90 minutos. Nos dias seguintes, o inchaço persistente levou o jogador a realizar exames em uma clínica de São Paulo, nesta terça-feira (25/11). Embora ainda não haja confirmação de necessidade cirúrgica, uma artroscopia é considerada provável dentro do clube.
Essa nova lesão ocorre exatamente no joelho que passou por cirurgia de ligamento em 2023. A avaliação interna é de que, caso o camisa 10 voltasse a atuar no Brasileirão, o impacto físico poderia agravar ainda mais a região afetada.
A interrupção acontece no momento em que Neymar tentava recuperar ritmo após ficar 40 dias afastado por um problema no reto femoral da coxa direita. Ainda sem plena forma, voltou contra o Fortaleza e engatou como titular diante de Flamengo, Palmeiras e Mirassol, quando voltou a sentir dores, mas, novamente, permaneceu em campo. Desde então, virou baixa diante do Internacional e agora também está fora dos confrontos finais contra Sport, Juventude e Cruzeiro.
A nova sequência de problemas físicos dificulta, inclusive, seu retorno à Seleção Brasileira. Carlo Ancelotti já indicou que só convocará Neymar se estiver em condições ideais, cenário que não se confirmou ao longo de 2025.

Neymar se lesionou durante o jogo contra o Mirassol – Foto: Reprodução
Com contrato até 31 de dezembro, o atacante e o clube precisarão discutir os próximos passos. Caso o período de recuperação ultrapasse o fim do vínculo, existe a possibilidade de que a renovação aconteça de maneira automática, já que o Santos é responsável por oferecer toda a estrutura necessária para o tratamento.
Além disso, o Alvinegro ainda tem questões financeiras relevantes a administrar. O clube deve cerca de R$ 85 milhões à empresa dos pais do jogador pela exploração de sua imagem, valor dividido em parcelas até o final de 2026. A folha salarial também é um ponto sensível. Afinal, os vencimentos mensais de Neymar equivalem ao custo de cinco atletas do elenco principal, e ele disputou apenas 17 das 35 partidas do Brasileirão até aqui.
A lesão, portanto, não apenas encerra a temporada do ídolo santista, mas abre uma série de discussões sobre seu futuro e o impacto esportivo e financeiro de sua permanência na Vila Belmiro.


Live







































