Glorioso 1904
·17 September 2025
Oficial! Rui Costa 'despacha' Bruno Lage e fala do futuro do Benfica: "Um treinador vencedor"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·17 September 2025
Rui Costa anunciou o despedimento de Bruno Lage. O Presidente do Benfica comunicou a decisão de terminar a relação com o treinador português, por mútuo acordo, em conferência de imprensa, na madrugada de terça para quarta-feira. A notícia surge poucos momentos após a derrota dos encarnados frente ao Qarabag, por 3-2, na Liga dos Campeões.
"Queria comunicar a todos os Benfiquistas que acabamos de chegar a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica a dia de hoje. Agradecer ao Bruno tudo aquilo que fez, o empenho que mostrou durante este ano, mas infelizmente chegou o momento de alterar. Contamos que no sábado já teremos o próximo treinador no banco contra o AVS.", começou por explicar Rui Costa, antes de responder às questões dos jornalistas.
Qual o perfil do próximo treinador?
"O perfil tem de ser um treinador vencedor. Tivemos uma semana dura para o Benfica, e lamento pelo jogo de sábado e pelo jogo de hoje, porque estão longe dos objetivos que temos, mas não perdemos nada. Mas é o momento de trocar, e o treinador que vier tem que ser ganhador, que represente um clube desta dimensão, e um treinador com capacidade de por esta equipa nos patamares que pretendemos."
Vai ser José Mourinho?
"É inútil estarmos a falar de nomes, não há treinador no Benfica neste momento. a única coisa que se passou foi a conversa com Bruno Lage. Agora, temos as nossas preparações para que no sábado o Benfica já esteja com um treinador no banco."
Como se explica o momento do Benfica?
"É uma semana pesada, dura para todos os Benfiquistas, mas não hipotecámos anda. Mas a semana deixou uma marca, teremos de conseguir levantar imediatamente a cabeça, pensar nos objetivos deste clube. Mas é difícil de explicar, pese embora, não serve de desculpa, esteja seja uma época bastante atípica para o nosso clube. Vale a pena referir o período de descanso, o período que tivemos para a Supertaça e Liga dos Campeões, e desde aí a equipa não parou. Mas o facto é que estes dois jogos deixaram uma marca e, infelizmente para nos, temos de mudar."
Porque manteve Bruno Lage no início da época?
"Certo ou errado que esteja, eu sou apologista da continuidade de projetos. O ano passado não ganhamos, mas a uma semana do fim podíamos ter ganho tudo. No mundial do clubes chegamos aos oitavos de final, eliminados pelo campeão do mundo. Considerei uma irresponsabilidade hipotecar a época logo de princípio - entrar para a supertaça sem pré-temporada, com um treinador novo, e parece-me uma irresponsabilidade, e os resultados vieram a dar razão. Essa foi a minha decisão, para alem da confiança que tinha em Bruno Lage. Penso que foi a melhor decisão naquele momento para atingir os objetivos imediatos que tínhamos."
Sobre as eleições:
"Não estou aqui para salvar cargos, sou Presidente do Benfica. Ainda não fiz campanha, porque o objetivo e assegurar o melhor futuro para o Benfica, independentemente de eleições. E esta decisão é sobre o futuro do Benfica, para não hipotecar o futuro do Benfica, e estou de longe de pensar no que isto pode trazer em termos de eleições."
Se já falou com algum treinador:
"Não há contactos com nenhum treinador, só falei com Bruno Lage."
Sobre Mário Branco e as ligações a José Mourinho:
"Mário Branco é diretor geral do futebol do Benfica, não é por Mourinho ou menos Mourinho."
Se os jogadores tem quota-parte?
"Toda a gente tem quota-parte. Ninguém fica isento de culpas, incluindo eu. Temos de analisar o que se passou esta semana, não esquecer os jogos pesados que tivemos, analisar o que se passou. Mas também não esquecer que os dois objetivos que tínhamos, conseguimos. Perdemos pontos que nos penalizam, mas que não retiram os nosso objetivos. É sobre isto que temos de trabalhar, e dar a volta o mais rápido possível."
Se falou com os jogadores?
"Falei com os jogadores no final do jogo, sim."